A Microsoft voltou a lançar pop-ups no Windows numa tentativa de fazer os usuários migrarem a busca do Chrome para o Bing. Essas intervenções publicitárias, que começaram no ano passado, foram comparadas a malwares devido ao seu comportamento intrusivo, surgindo sobre outros aplicativos e janelas.

Recentemente, usuários do Windows relataram a aparição de novos pop-ups promovendo o Bing AI e o motor de busca Bing dentro do Chrome. Clicar em "sim" nesse alerta resulta na alteração do motor de busca padrão do Chrome para o Bing. Esses novos alertas, com aparência questionável, levantaram dúvidas sobre sua legitimidade.

Popup de troca do buscador no Chrome para o Bing no Windows 11
Popup de troca do buscador no Chrome para o Bing no Windows 11

A empresa utiliza diversos métodos para tentar convencer os usuários a adotarem o Bing e o Edge. O aumento dos esforços da Microsoft em promover agressivamente seus serviços por meio de pop-ups na barra de tarefas do Windows e em outros locais tem sido frustrante. A empresa já chegou a forçar a mudança para o Edge após uma atualização do Windows e costuma exibir mensagens em tela cheia incentivando a troca para o Bing e o Edge após atualizações.

No início deste ano, a Microsoft teve que corrigir um problema em que seu navegador Edge importava automaticamente dados de navegação e abas do Chrome sem consentimento. Eu mesmo enfrentei esse bug; após reiniciar meu PC devido a uma atualização do Windows, o Edge abriu automaticamente com as abas do Chrome que estava utilizando antes da atualização.