A MSI ofereceu hoje (25) uma solução temporária para o problema de tela azul no Windows 11 após a instalação de uma atualização opcional do sistema. A informação foi publicada na página de notícias da própria MSI, onde a empresa descreve sobre o problema e fornece uma solução temporária para os usuários de suas placas-mãe da série 600 e 700 que estão sofrendo com o bug.

Windows 11 causando tela azul?

Após a instalação da atualização opcional KB5029351 para Windows 11, usuários com PCs que utilizam as placas-mãe da série 600 e 700 da MSI começaram a relatar problemas de tela azul (BSOD ou Blue Screen of Death). Quando isso ocorria, o erro "UNSUPPORTED_PROCESSOR" (processador não suportado) era exibido.

Como a Microsoft já tinha realizado testes desta mesma atualização nos canais do programa Windows Insider e nenhum usuário relatou este problema, houve o questionamento sobre se a raiz do problema que gerou a tela azul estava realmente no sistema operacional ou no hardware da MSI. Coincidentemente, as placas-mãe da MSI receberam uma nova atualização de BIOS, levando a conclusão de que o problema estaria ali.

MSI oferece solução temporária para o problema de tela azul do Windows 11

De acordo com a MSI, caso o usuário já tenha tido problemas de tela azul após instalar o patch KB5029351, o sistema operacional pode ter desinstalado automaticamente a atualização mais recente. Porém, caso não tenha ocorrido a desinstalação, a fabricante de placas-mãe recomenda o processo de reversão da BIOS para a versão anterior, além de desinstalar o patch KB5029351.

Confira abaixo um vídeo fornecido pela MSI ensinando o processo de instalação de outra versão da BIOS.