A atualização opcional de agosto (KB5029351) para Windows 11 foi lançada hoje (22). A compilação 22621.2215 traz como destaque a correção de diversos problemas que afetavam o aplicativo de pesquisa, além de adicionar um novo comportamento para a caixa de pesquisa. Confira quais foram as alterações implementadas pela Microsoft neste patch recém-disponibilizado para os administradores de PCs com Windows 11.

Windows 11: Update de agosto

Atualização de agosto (KB5029263) para Windows 11 traz correções na pesquisa. Fonte: Oficina da Net
Atualização de agosto (KB5029263) para Windows 11 traz correções na pesquisa. Fonte: Oficina da Net

Na compilação 22621.2215 do Windows 11, instalada através da atualização KB5029351, a Microsoft trouxe correções e aprimoramentos importantes. O maior destaque do update opcional de agosto é a correção do problema que afetava o ícone de pesquisa. Ao selecioná-lo, o aplicativo de pesquisa não abria. Isso ocorria depois que o computador ficava inativo por um tempo.

Outras alterações importantes foram aplicadas também como, por exemplo, a adição de um novo comportamento de brilho para a caixa de pesquisa. Agora ela pode aparecer quando o usuário passar a seta do mouse sobre ela. É possível ajudar o comportamento clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecionando as "configurações da barra de tarefas" para acessar a "experiência da caixa de pesquisa".

Houve também a correção de um bug que afetava o tamanho da caixa de pesquisa. Ao utilizar o modo de postura do tablet no Microsoft Surface Proe no Surface Book, o tamanho da caixa de pesquisa era reduzido.

A Microsoft melhorou a confiabilidade do aplicativo de pesquisa no Windows 11. Além disso, tivemos também a solução de um problema que afetava a tecla TAB, que precisava de ações adicionais para navegar pelos resultados da pesquisa.

Abaixo uma lista de alterações importantes que também foram aplicadas com a atualização KB5029351.

  • Correção de um bug que afetava o Narrador. Ele não identificava corretamente a caixa de pesquisa na barra de tarefas e os destaques de pesquisa na caixa de pesquisa.
  • Adição de novas funcionalidades que mudam os padrões dos aplicativos. Para saber mais, consulte a página dedicada.
  • Implementação de uma nova política chamada "Habilitar atualizações opcionais". Os administradores podem utilizá-la para configurar as atualizações cumulativas opcionais mensais para computadores comerciais. É possível também utilizar esta política para lançamentos graduais de recursos controlados (CFR). Para saber mais, consulte a página dedicada.
  • Correção de um erro que afetava o Serviço de Diretiva de Grupo. Ele não aguardava os 30 segundos padrão para que a rede estivesse disponível. Consequentemente, as políticas não eram processadas corretamente.
  • Implementação de uma nova API para dispositivos independentes D3D12. É possível utilizá-la para criar vários dispositivos D3D12 no mesmo adaptador. Para saber mais, consulte a página dedicada sobre o assunto.
  • Solução de um bug que afetava uma janela WS_EX_LAYERED. A janela renderizava com as dimensões erradas ou na posição errada. Isso ocorre quando você dimensionava a tela de exibição.
  • Correção de um bug que afetava as impressões enviadas para uma fila de impressão virtual, onde havia falha sem apresentar erro.
  • Solução de um problema que causava um alto uso da CPU quando era ativado a "política fBlockNonDomain".
  • Correção de um erro que causava o congelamento do sistema. Ele ocorria quando o administrador excluía uma partição de disco e adicionava o espaço da partição excluída a uma partição BitLocker existente.
  • Correção de um bug que fazia com que o Windows falhasse. Isso ocorre ao utilizar o BitLocker em uma mídia de armazenamento com um tamanho de setor grande.
  • Solução de um erro que afetava as sessões da Área de Trabalho Remota. Era exibido uma mensagem de erro incorreta ao tentar entrar em uma sessão.
  • Correção de um problema que afetava os ícones do menu Iniciar. Eles desapareciam depois que você abria pela primeira vez.
  • Solução de um bug que afetava as configurações. Elas não sincronizavam, mesmo se você ativasse a alternância na página de backup do Windows no aplicativo Configurações.
  • Correção de um problema que afetava o conjunto de políticas resultante (RSOP). A configuração de política "BackupDirectory" do Windows LAPS não estava sendo relatada. Isso ocorria quando a configuração era definida como 1, que é "Back up to AAD".
  • Solução de um problema que afetava usuários que utilizam o Windows Update for Business. Depois que você era solicitado para alterar sua senha ao entrar, a operação de alteração falhava. Então não era possível entrar. O código de erro exibido era o 0xc000006d.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5029351

É possível baixar a atualização KB5029351 para Windows 11 manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5029351 para a versão do Windows 11 que está no seu computador.

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.