A Microsoft decidiu retirar do ar sua última atualização disponibilizada para Windows 11 no final deste mês de agosto devido a problemas de tela azul em PCs com placas-mãe da MSI. Embora suspeite-se que o bug tenha sido causado pela nova atualização da BIOS disponibilizada para as placas-mãe MSI, conforme o Oficina da Net relatou, a desenvolvedora do Windows decidiu retirá-la do Windows Update.

Atualização está causando tela azul no Windows 11

Microsoft decide retirar última atualização disponibilizada no fim de agosto para Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Microsoft decide retirar última atualização disponibilizada no fim de agosto para Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Após a instalação da atualização opcional KB5029351 para Windows 11, disponibilizada no dia 22 de agosto de 2023, usuários de computadores que utilizam placas-mãe da MSI relataram que suas máquinas estavam apresentando tela azul (BSOD ou Blue Screen of Death). Quando a tela azul aparecia, o erro exibido era "UNSUPPORTED_PROCESSOR" (processador não suportado). A Microsoft chegou a registrar este problema em sua página de problemas conhecidos, mas não fez mais nada além disso após os primeiros dias do lançamento do patch.

Devido às diversas reclamações de usuários que estavam tendo problemas com tela azul (BSOD), a Microsoft decidiu retirar a atualização KB5029351 do ar, mesmo que ainda não se saiba o que realmente está causando esse mal funcionamento dos computadores com placas-mãe da MSI. Agora, se você tentar entrar no Windows Update e selecionar o botão "verificar se há atualizações", não será mais possível encontrar a patch disponibilizado no dia 22 de agosto para Windows 11.

Você está sofrendo também com o problema relatado acima? Se sim, não deixe de conferir o nosso passo a passo para resolvê-lo!