O Gerenciador de Tarefa do Windows pode ser pausado temporariamente utilizando a tecla CTRL. Lawrence Abrams, do site Bleeping Computer, relatou que o gerente de programas do Microsoft Windows compartilhou uma dica útil no "X" (Twitter) que permite o "congelamento" temporário do monitoramento dos recursos mostrado no Gerenciador de Tarefas.

Gerenciador de Tarefas pode pausar a atualização de consumo de recursos

Atualização do monitoramento de recursos do Gerenciador de Tarefas do Windows pode ser pausado. Fonte: Vitor Valeri
Atualização do monitoramento de recursos do Gerenciador de Tarefas do Windows pode ser pausado. Fonte: Vitor Valeri

Como no Gerenciador de Tarefas há muitos processos em execução e todos eles ficam mudando o tempo todo a utilização de CPU, memória, SSD/HDD, rede e GPU, você terá dificuldade na seleção de um processo específico que esteja afetando de alguma forma o computador. Felizmente, Jen Gentleman, gerente de programas do Microsoft Windows, acabou compartilhando uma dica que será útil para este tipo de caso. Ao apertar a tecla CTRL e segurá-la, você pode "pausar" o monitoramento dos recursos em tempo real do Gerenciador de Tarefas, permitindo uma avaliação mais fina sobre o que está acontecendo.

Para retomar o monitoramento em tempo real dos recursos dos processos listados do Gerenciador de Tarefas do Windows, basta soltar tecla CTRL. Enquanto você estiver com a tecla pressionada, o monitoramento continuará "pausado".

A pessoa por trás do desenvolvimento deste recurso do Gerenciador de Tarefas é Dave Plummer. Após a publicação de Jen, Dave disse no X (Twitter):

Alguém finalmente notou que, se você mantiver CTRL pressionado, a lista de processos no Gerenciador de Tarefas congela convenientemente para que você possa selecionar linhas sem que elas fiquem trocando de lugar.

Dave explica o motivo de ter criado a funcionalidade de pausa no Gerenciador de Tarefas dizendo:

Eu fiz isso para que você pudesse classificar por CPU e outras colunas dinâmicas, mas ainda assim poder clicar em coisas...

É possível utilizar o recurso em outras guias do Gerenciador de Tarefas?

Sim, além de ser possível pausar o monitoramento de recursos do Gerenciador de Tarefas na guia "Processos", o usuário também pode fazer o mesmo com a guia "Detalhes".

É possível pausar temporariamente o monitoramento de recursos do Gerenciado de Tarefas na aba Detalhes. Fonte: Vitor Valeri
É possível pausar temporariamente o monitoramento de recursos do Gerenciado de Tarefas na aba "Detalhes". Fonte: Vitor Valeri

Onde este recurso de pausa do Gerenciador de Tarefas do Windows funciona?

De acordo com as informações divulgadas por Jen Gentleman, gerente de programas do Microsoft Windows, o recurso de pausa do monitoramento do Gerenciador de Tarefas funciona no Windows 10 e no Windows 11.

O que você achou desta dica sobre o Gerenciador de Tarefas no Windows 10 e no Windows 11? Comente abaixo e compartilhe conosco as suas experiências e opinião sobre o assunto!