Diversas versões do Windows estão tendo problemas de falhas na cópia e no salvamento de arquivos. Segundo a Microsoft, isso está acontecendo por conta de bugs que estão afetando aplicativos 32 bits, causando assim problemas na cópia de arquivos, principalmente ao compartilhá-los entre computadores conectados em rede.

Windows 10 e 11 com problemas na cópia e salvamento de arquivos

Administradores de PCs Windows enfrentam problemas com cópia e salvamento de arquivos - Bug é confirmado pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net
Administradores de PCs Windows enfrentam problemas com cópia e salvamento de arquivos - Bug é confirmado pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net

O problema afeta somente aplicativos com endereço grande e também que aqueles que utilizam a API CopyFile no Windows 11 nas versões 21H2 e 22H2 (após a instalação da atualização KB5023774 e de patchs mais recentes) e no Windows 10 nas versões 21H2 e 22H2 (após a instalação da atualização KB5023773 e de patches mais recentes).

A Microsoft deixa claro que os computares afetados pelo problema utilizam "algum software de segurança comercial/empresarial que usa atributos de arquivo estendidos". A empresa diz que não houve relatos de que o recurso de cópia de arquivos do Explorador de Arquivos foi afetado, mas a API CopyFile, utilizada em apps específicos, pode ser afetada.

Aplicativos do Microsoft 365 como, por exemplo, o Word e o Excel, estão propensos a apresentar este problema apenas se o usuário utilizar suas versões de 32 bits. Se for o caso, a pessoa irá ver a mensagem de erro "Documento não salvo".

É extremamente difícil que este erro aconteça em PCs Windows de consumidores comuns ou em computadores comerciais não gerenciados.

Solução temporária é disponibilizada pela Microsoft

Infelizmente, como a Microsoft ainda não resolveu o problema de falhas na cópia e no salvamento de arquivos do Windows 11 e do Windows 10, a empresa diz que os usuários afetados podem contorná-lo salvando ou copiando os arquivos novamente até que uma correção seja disponibilizada. Além disso, a companhia diz já corrigiu o problema através do Known Issue Rollback (KIR), recurso desenvolvido para reverter correções de bugs não relacionadas à segurança que são enviadas pelo Windows Update.

Os administradores de PCs que estão sofrendo com o problema deverão instalar e configurar uma política de grupo KIR em todos as máquinas gerenciadas pela empresa para resolver o bug. Você pode baixar as Políticas de grupo através dos links abaixo:

Após instalar as políticas de grupo, ela poderá ser encontrada indo no app Configuração > Modelos Administrativos. Para realizar a versão do problema conhecido, o administrador deverá acessar a política de computador local ou a política de domínio no controlador de domínio utilizando o editor de política de grupo para escolher a versão do Windows que deseja direcionar a alteração. Acesse o site de suporte da Microsoft para consultar mais informações sobre como implantar as configurações de políticas de grupo KIR.