O formato .RAR é um dos mais populares para diminuir o tamanho dos arquivos. Criado há 30 anos pelo engenheiro Eugene Roshal, o "RAR" é um acrônico para "Roshal Archive". Dois anos depois de criar o formato .RAR", Eugene também criou o WinRAR, um programa que é atualizado até hoje. Entretanto, em breve você não precisará mais utilizar o software, pois o Windows 11 ganhará suporte nativo ao formato, além do 7-zip e gz.

Arquivos RAR podem ser abertos sem programas no Windows 11

Arquivos RAR, 7-Zip e GZ agora podem ser abertos nativamente no Windows 11. Fonte: softzone
Arquivos RAR, 7-Zip e GZ agora podem ser abertos nativamente no Windows 11. Fonte: softzone

Até pouco tempo atrás, caso você quisesse abrir arquivos no formato .RAR, era necessário utilizar o programa WinRAR ou softwares semelhantes. Porém isso irá mudar muito em breve, pois no evento Build 2023 da Microsoft, foi anunciado que o Windows 11 irá ganhar suporte nativo a diversos formatos de arquivos compactados, incluindo o RAR. De acordo com a empresa, o motivo disso é que o Windows 11 usa agora o projeto de código aberto libarchive.

Segundo o site TheVerge, a Microsoft disse que irá implementar o suporte aos formatos de arquivos compactados na próxima compilação de visualização do Windows 11, ou seja, trata-se da atualização KB5026436, que o Oficina da Net chegou a relatar sobre as novidades que foram disponibilizadas no patch.

Ainda não é possível compactar arquivos de maneira nativa no Windows 11

Infelizmente, embora seja possível abrir alguns dos principais formatos de arquivos compactados de forma nativa no Windows 11, os usuários não poderão fazer o inverso: compactar arquivos nestes formatos suportados. Entretanto, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo para que a Microsoft implemente este recurso também ao sistema operacional.