O compartilhamento de arquivos entre celulares Android e PCs Windows ficará mais fácil para todos em breve. O motivo disso é a chegada do aplicativo chamado "Nearby Share for Windows", desenvolvido pelo Google, que permite ao usuário transferir facilmente arquivos do smartphone para o computador ou o inverso. O único requisito para realizar o procedimento é uma conta Google para sincronizar os dispositivos.

Originalmente, o "Nearby Share" era um recurso exclusivo dos celulares Android. Lançado em 2020, ele permite que haja o compartilhamento facilitado entre smartphones com o sistema operacional mobile do Google. Agora, esta mesma funcionalidade está sendo lançada para PCs Windows, permitindo a transferência de arquivos para telefones Android ou o contrário.

Requisitos para compartilhar arquivos entre Android e PC Windows

Google torna mais fácil o compartilhamento de arquivos entre smartphones Android e PCs Windows. Fonte: Google
Google torna mais fácil o compartilhamento de arquivos entre smartphones Android e PCs Windows. Fonte: Google

Segundo o Google, o usuário deverá ter dispositivos com as seguintes configurações para atender aos requisitos mínimos para a utilização do "Nearby Share for Windows":

  • PC com Windows 10 ou Windows 11 de 64 bits (ARM64 não é compatível)
  • Smartphone ou tablet Android que possua Android 6 ou superior
  • Computador e celular com Bluetooth e Wi-Fi
  • Haja uma distância de 5 metros ou menos entre telefone e PC

Como acessar o recurso de compartilhamento no celular e no PC?

Para acessar o recurso de compartilhamento de arquivos no celular, basta acessar o aplicativo Configurações e escrever na busca (símbolo de lupa) "Compartilhar por proximidade" para localizar o recurso "Near Share" do Android. Já no caso dos PCs Windows, basta baixar o aplicativo "Nearby Share for Windows", que está em sua versão beta atualmente.