A Steam não funcionará mais no Windows 7, no Windows 8 e no Windows 8.1, anunciou a Valve em uma publicação no site SteamCommunity. Trata-se de um comunicado sobre a atualização beta do Steam Client, onde é dito que a partir do dia 1º de janeiro de 2024 o acesso à biblioteca de jogos para usuários dos sistemas operacionais legados (antigos) não será mais possível.

De acordo com a Valve, a justificativa para o fim do suporte à Steam no Windows 7, 8 e 8.1, é devido ao fato de que "os recursos mais recentes do Steam dependem de uma versão incorporada do Google Chrome, que não funciona mais em versões mais antigas do Windows". A empresa acrescenta dizendo que "versões futuras do Steam exigirão recursos do Windows e atualizações de segurança presentes apenas no Windows 10 e superior."

Há cada vez menos usuários da Steam no Windows 7, 8 e 8.1

Steam ficará inacessível para usuários do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1, diz Valve. Fonte: Oficina da Net
Steam ficará inacessível para usuários do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1, diz Valve. Fonte: Oficina da Net

A base de usuários da Steam que utiliza o Windows 7, 8 e 8.1 representa somente 1,8% do total. Grande maioria dos jogadores que utilizam a plataforma estão no Windows 10 (62,33%) e no Windows 11 (32,06%). Além disso, considerando o mercado global de usuários do Windows, o Windows 7 possui somente 5,39% de presença, de acordo com o Statcounter, um serviço de análise de tráfego da web fundado há 23 anos atrás.

De acordo com os dados da Valve, em fevereiro de 2022, os jogadores que utilizam a Steam e usavam o Windows 7, representavam 0,19% do total de usuários. Um ano depois, esse número caiu para 0,09%.