A atualização "Moment 2" do Windows 11 estava sendo aguardada pois muitos. Entretanto, se você já é um usuário de longa data do sistema operacional da Microsoft e acompanha os lançamentos de alterações, provavelmente você já esperava que problemas iriam surgir.

De acordo com o site betanews, diversos usuários que instalaram o Windows 11 "Moment 2" estão enfrentando problemas de lentidão na inicialização. Além disso, o desempenho dos SSDs foi consideravelmente afetado, causando a cópia lenta de arquivos e uma experiência geral ruim devido a velocidade de leitura mais devagar.

Atualização "Moment 2" do Windows 11 causa lentidão em SSDs NVMe

SSDs NVMe sofrem com lentidão após atualização para o
SSDs NVMe sofrem com lentidão após atualização para o 'Moment 2' do Windows 11. Fonte: Oficina da Net

De acordo com usuários no Reddit, a atualização "Moment 2" do Windows 11 trouxe graves problemas no desempenho dos SSDs. Houve reclamações de diversas naturezas, mas a mais comum era sobre a queda de performance dos SSDs NVMe. O site NeoWin fala que o problema parece ter sido corrigido com a desinstalação da atualização, onde é citado a fala de uma publicação dizendo:

Afundei minhas velocidades de leitura e gravação do SSD NVMe, tipo MUITO. Fui de 7.000 para 3.000, às vezes 1.000 usando o perfil de energia de equilíbrio no meu Legion 5 2021. Acabei de desinstalar a atualização cumulativa e meu SSD está atingindo a velocidade de leitura de 7.000 novamente e o Windows está rápido novamente. Portanto, há um grande problema com este.

A queda de desempenho é mensurável ao utilizar programas de benchmark como, por exemplo, o CrystalDiskMark. Nele, é possível observar uma queda de desempenho de mais de 50%.

Problema de lentidão de SSD NMVe após a atualização e instalação do Windows 11 Moment 2. Fonte: neowin
Problema de lentidão de SSD NMVe após a atualização e instalação do Windows 11 Moment 2. Fonte: neowin

Microsoft ainda não reconheceu o problema

Infelizmente a Microsoft ainda não reconheceu o problema de lentidão dos SSDs causados pela atualização "Moment 2" do Windows 11. Mas caso você queira recuperar o desempenho de leitura e gravação do seu SSD, basta utilizar a ferramenta de restauração do sistema, que leva o sistema operacional a um estado anterior.