Quedas de desempenho e travamentos no Windows 11 podem estar acontecendo devido ao conflito causado pelo driver da AMD para suas placas de vídeo. Felizmente, o driver 23.3.1, disponibilizado pela AMD, resolve o problema que causava um desempenho 50% inferior ou até mais ao utilizar um computador com Windows 11. Esse bug foi percebido através do 3DMark Time Spy, um benchmark baseado no DirectX 12.

AMD resolve problemas de desempenho e travamentos no Windows 11

Atualização de driver da AMD resolve problema de queda de desempenho e travamentos no Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Atualização de driver da AMD resolve problema de queda de desempenho e travamentos no Windows 11. Fonte: Oficina da Net

O driver Adrenalin 23.1.1 foi lançado no dia 10 de março de 2023. Entretanto, é estranho o fato de que o desenvolvedor do 3Dmark informou que não conseguiu reproduzir o problema, mesmo que 3% dos usuários do programa de benchmark tenham relatado uma queda de desempenho antes do lançamento do novo driver.

Abaixo o relatório da 3DMark sobre o problema:

Não conseguimos reproduzir isso em nosso laboratório de teste no momento. Ainda estamos tentando, mas nada até agora. Portanto, sabemos neste momento que este não é um problema geral que afeta todos os usuários do 7900XT/XTX. Se esse fosse um problema, também teria surgido durante o teste de aprovação do driver, mas esse processo não viu nada de estranho com os drivers mais recentes quando foram testados.

Mas também analisamos nosso banco de dados para comparar os resultados do driver anterior com o novo driver em qualquer resultado usando 7900XT ou XTX e podemos confirmar que isso parece ser um problema real, embora muito raro. Entre todos os resultados com o novo driver, aproximadamente 3% dos resultados mostram pontuações anormais (muito baixas) no Time Spy. Nenhum grupo semelhante de pontuações muito baixas aparece nos resultados com a versão anterior do driver.

Isso nos levaria a acreditar que se trata de algum tipo de problema com o driver mais recente que exige que algumas condições adicionais sejam verdadeiras para aparecer.

Como o benchmark em si não foi modificado por muito tempo, nossa visão atual é que este é um bug de driver raro que de alguma forma faz com que o sistema seja executado em algum tipo de modo de baixo consumo de energia enquanto o Time Spy está em execução, o que reduz o desempenho a um nível muito baixo. nível.

Ao que parece, o problema pode estar afetando apenas o canal Release Preview do Windows 11, ou seja, usuários que participam do programa Windows Insider. Daí o motivo de poucos usuários estarem enfrentando esse bug. No fórum da Steam foi confirmado que a AMD foi capaz de reproduzir o bug mencionado acima e, ao que parece, realmente é um erro relacionado ao driver da empresa.

Observe que o canal de visualização de lançamento do Windows não é oficialmente suportado por nós. Nós o testamos apenas com um único sistema, portanto, quaisquer problemas específicos de hardware não são visíveis para nós, a menos que ocorram com a versão "ao vivo" do Windows.

Em outras notícias, a AMD aparentemente reproduziu isso internamente e está começando a parecer cada vez mais um problema de driver, então, neste momento, só posso oferecer "reverter para o anterior ou ignorar e aguardar futuras correções de driver.

A NVIDIA também foi responsável por um bug causado por seus drivers para placas de video no Windows 11, como você pode conferir em nossa matéria.

Como baixar o novo driver da AMD para corrigir os bugs no Windows 11

Para fazer o download e instalação do novo driver da AMD e corrigir os bugs no Windows 11, basta acessar este link.