A NVIDIA confirmou que há um bug que está causando o alto uso de CPU e BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte) em computadores com Windows 10 e Windows 11. O driver GeForce Game Ready 531.18, lançado no dia 28 de fevereiro trouxe suporte para a tecnologia "RTX Video Super Resolution" e é o responsável pelos bugs que estão ocorrendo.

Bug de alto uso de CPU e Tela Azul da Morte no Windows 10 e 11

Essa confirmação sobre o bug está ocorrendo depois de relatos de usuários no Reddit sobre o plugin Nvidia Game Session Telemetry (NvGSTPlugin.dll), utilizado pelo Nvidia Display Container causar picos de uso de CPU de 10% em computadores com Windows após fechar um jogo ou aplicativo de renderização.

Nvidia lança novo driver para corrigir problemas de alto uso de CPU e BSOD no Windows 10 e no Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Nvidia lança novo driver para corrigir problemas de alto uso de CPU e BSOD no Windows 10 e no Windows 11. Fonte: Oficina da Net

No tópico de feedback do driver GeForce Game Ready 531.18 no fórum da NVIDIA, usuários relatam que está ocorrendo o aparecimento constante de tela azul (BSOD) em computadores com Windows e que a reversão para uma versão mais antiga do driver corrige os problemas de BSOD.

Depois de executar uma "instalação limpa" deste driver mais recente em um Lenovo P17 executando o Windows 11 totalmente atualizado com uma NVIDIA RTX A5000, encontrei três falhas no kernel (BSOD), bem como duas falhas no jogo (Hogwarts Legacy) em três dias quando executei esta versão.

Eu não tive nenhum desses problemas antes desta versão e, depois de voltar para a versão anterior, ainda não reencontrei nenhum dos problemas novamente; parece que esta versão do driver é o culpado claro (informe se posso fornecer algum diagnóstico isso ajudaria a resolver isso).

Correção para o bug chega hoje

De acordo Sean Pelletier, Gerente de produto sênior para drivers GeForce Game Ready e NVIDIA Studio Drivers, a correção para o bug causada pelo driver 531.18 será lançada hoje (07/03) em forma de driver hotfix.

Pesquise pelo driver da sua placa de vídeo através deste link do site oficial da Nvidia. Não esqueça de conferir a data de lançamento, pois o driver do dia 28 de fevereiro de 2023 foi o responsável pelo bug, ou seja, é necessário baixar uma versão mais recente.

Captura de tela da página de pesquisa de drivers da Nvidia para placas de vídeo. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da página de pesquisa de drivers da Nvidia para placas de vídeo. Fonte: Vitor Valeri