A Microsoft está trabalhando no desenvolvimento de aprimoramentos na avaliação dos drivers de áudio e vídeo do Windows 10 e do Windows 11. Segundo Garrett Duchesne, gerente principal de programas da Microsoft, o novo método de análise de driver irá observar os eventos de reload do Software Digital Rights Management (SWDRM). Isso ajudará a solucionar problemas relacionados ao tempo limite do driver durante uma reprodução de conteúdo DRM, utilizado pelo aplicativo da Netflix e outros semelhantes.

Para que não sabe, o DRM (Digital Rights Management ou Gestão de Direitos Digitais) é uma tecnologia desenvolvida para proteger mídias digitais da pirataria. É uma tentativa de evitar a cópia e a distribuição não autorizada de conteúdo.

Como irá funcionar o novo sistema de avaliação de drivers de áudio e vídeo no Windows 11?

Desenvolvedores da Microsoft revelam que empresa está trabalhando para evitar falhas de áudio e video no Windows 10 e Windows 11.
Desenvolvedores da Microsoft revelam que empresa está trabalhando para evitar falhas de áudio e video no Windows 10 e Windows 11.

Segundo o documento intitulado como "Porcentagem de dispositivos com reprodução de SWDRM que acionou o evento de recarga do Catálogo", a Microsoft explica que os "dispositivos que experimentam um evento de reload do catálogo de integridade de código ao carregar binários em mfpmp.exe podem receber um tempo limite do Netflix e de outros aplicativos. Essa medida "baseada em dispositivo" é usada para capturar esse cenário. Técnicas de DRM (Digital Rights Management) (Software ou Hardware) são usadas durante a reprodução de vídeo em dispositivos Windows. Usamos o conjunto de todos os dispositivos com reprodução de SWDRM como nosso local de amostra para calcular a porcentagem."

Além da tentativa de fazer com que a reprodução de conteúdo em aplicativos com DRM serja mais fluida, a Microsoft está trabalhando também com a falha do objeto de processamento de áudio ou APO (processamento de sinal digital baseado em software). O motivo para isso é que atualmente, da maneira como funciona, pode ocorrer a falhas de áudio por algum tempo. Isso foi explicado no documento intitulado de "Porcentagem de máquinas com pelo menos uma desativação de APO nos últimos 7 dias", onde a empresa diz:

Quando os APOs de áudio travam pelo menos 10 vezes consecutivas, o serviço de áudio desativa o uso posterior do APO para que o usuário tenha uma experiência de som sem erros. Isso pode fazer com que nossa medida de travamento de áudio falhe por algum tempo no envio do driver e, em seguida, comece a passar novamente quando o APO que causa o problema no envio desse driver for desativado. Essa medida acompanha as desativações de APO nos últimos 7 dias em comparação com os dispositivos que usam áudio naquele dia (evento de inicialização do cliente de áudio).