O menu Iniciar do Windows vem tendo problemas já há algum tempo. Há uma semana, a Microsoft chegou a confirmar sobre um problema que estava ocorrendo com a visualização do botão do menu Iniciar ao clicar nele, além da falha do recurso de pesquisa e erros ao abrir apps UWP (Universal Windows Platform). Agora, a empresa revelou detalhes sobre sua investigação a respeito desta falha.

Na grande maioria das vezes, os problemas surgem devido a alguma implementação feita por atualizações do Windows. Entretanto, segundo a Microsoft, desta vez não é o caso, informando que na verdade o causador dos bugs são as chaves de registro danificadas ou dados que afetam aplicativos que usam a API do Microsoft Office.

Quando será feita a correção?

Microsoft confirma problemas no menu iniciar, apps UWP e pesquisa do Windows 10 e 11.
Microsoft confirma problemas no menu iniciar, apps UWP e pesquisa do Windows 10 e 11.

De acordo com a Microsoft, sua esquipe ainda está investigando soluções para o problema do menu iniciar, da pesquisa e do funcionamento dos aplicativos UWP. Entretanto, ainda não há uma previsão para que uma correção seja feita, só foi dito que nas próximas atualizações, será aplicado uma alteração para solucionar o problema.

Solução temporária para o problema

Para corrigir temporariamente o problema, a Microsoft recomenda a execução de diversos scripts, que podem ser baixados através do site da Barco (desenvolvedora da ClickShare). Para quem não conhece, o ClickShare é um sistema de salas wireless para reuniões híbridas.

Outra opção para solucionar o problema seria desinstalar os aplicativos que se integram ao Windows, como o Microsoft Office, Microsoft Outlook e o Microsoft Calendar. Entretanto, acho que poucos irão optar por esta, pois a maioria depende das ferramentas, principalmente do Office.