O Windows 10 não terá mais licenças para comprar a partir deste mês de janeiro. De acordo com o site italiano da Microsoft, no dia 31 de janeiro a empresa irá encerrar as vendas de chaves (keys) do Windows 10.

Na página do Windows 10, a Microsoft diz que embora o último dia para comprar uma licença do sistema operacional seja 31 de janeiro de 2023, os usuários ainda terão atualizações de segurança. A empresa diz que disponibilizará patches de segurança até o dia 14 de outubro de 2025 para o Windows 10.

E os PCs com hardware não compatível do Windows 11?

Windows 10 deixará de ter suas licenças vendidas pela Microsoft a partir de janeiro de 2023.
Windows 10 deixará de ter suas licenças vendidas pela Microsoft a partir de janeiro de 2023.

Caso você tenha um computador com Windows 10 instalado, mas sem uma licença para executá-lo apropriadamente, a Microsoft indica que você aproveite a oferta do sistema operacional em seu site ou compre um novo PC com Windows 11. Caso compre a licença do Windows 10, será possível fazer o upgrade para o Windows 11 sem nenhum custo extra.

Vale a pena migrar do Windows 10 para o Windows 11?

O Windows 11 completou um ano de vida no final de 2022 e já passou por diversas atualizações, que corrigiram inúmeros bugs críticos. Embora ainda haja problemas chatos de lidar, hoje não há tantos problemas em sair do Windows 10 para o Windows 11 caso você não utilize o computador para trabalhar ou tenha uma empresa com diversas máquinas com o sistema operacional da Microsoft.

Embora a Microsoft incentive os usuários a migrarem para o Windows 11, ainda há um grande número de computadores com Windows 10. De acordo com os dados do Statcounter, um serviço de análise de tráfego da web fundado há 23 anos atrás, o Windows 10 ainda está presente em 67,95% dos PCs no mundo.