O Windows 7 Professional e Enterprise não irão receber mais atualizações de segurança estendidas para vulnerabilidades críticas e importantes a partir desta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2023. O programa ESU (Extended Security Update) foi a última alternativa após o fim do suporte ao sistema operacional. Além dele, a Microsoft também está encerrando o Windows 8.1.

Windows 7 deixando de receber atualizações de segurança

O motivo para o encerramento do suporte às atualizações de segurança críticas e importantes para o Windows 7 é, segundo a Microsoft, que "a maioria dos dispositivos Windows 7 não atende aos requisitos de hardware para atualização para o Windows 11, como alternativa, os PCs com Windows 7 compatíveis podem ser atualizados para o Windows 10 comprando e instalando uma versão completa do software". A desenvolvedora do SO também lembra os usuários que "antes de investir em uma atualização do Windows 10, considere que o Windows 10 chegará ao fim da data de suporte em 14 de outubro de 2025."

Suporte às atualizações de segurança críticas e importantes para o Windows 7 será encerrado. Fonte: Unsplash
Suporte às atualizações de segurança críticas e importantes para o Windows 7 será encerrado. Fonte: Unsplash

É recomendado pela Microsoft a atualização do Windows 7 para o Windows 11. Caso o hardware do computador não atenda aos requisitos do sistema operacional mais recente da empresa, o mais indicado é substituir por um PC compatível com o Windows 11.

Quando o Windows 7 teve seu suporte encerrado?

O Windows 7 foi lançado em outubro de 2009 e teve seu suporte encerrado oficialmente em janeiro de 2015. Em seguida, a Microsoft decidiu estender o suporte do sistema operacional até janeiro de 2020. Depois disso, a única maneira de obter atualizações para o SO foi através do programa chamado "Extended Security Update" (ESU).

De acordo com o Statcounter, um serviço de análise de tráfego da web fundado há 23 anos atrás, hoje o Windows 7 está presente em 11,18% dos computadores em todo o mundo, enquanto o Windows 8.1 em 2,59%. Já o Windows 10 se encontra em 68,01% dos PCs.