Após encerrar o suporte do Windows 7 em janeiro de 2020, a Microsoft pretende "dar adeus" a outro sistema operacional: o Windows 8.1. O seu fim está sendo decretado a partir desta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2023. Curiosamente, a data estabelecida pela gigante de Redmond está a menos de um mês do encerramento do suporte do Google Chrome. Além dele, a empresa também está desligando o suporte para o Windows 7.

Microsoft encerra suporte do Windows 8.1

O Windows 8.1, lançado em 2013, foi uma espécie de "pedido de desculpas" da Microsoft para as diversas reclamações relacionadas ao Windows 8. Essa nova versão apresentava o retorno do botão Iniciar, um sistema de pesquisa unificado e outros recursos. Embora tenha sido recebido de forma mais positiva, ele passou longe de ter a base fiel de usuários do Windows 7.

Após a data estabelecida, os computadores com esse sistema operacional não receberão novas atualizações de segurança ou qualquer suporte técnico. A Microsoft menciona que algumas pessoas poderão atualizar para uma versão mais recente, mas a recomendação é a compra de um novo PC com Windows 11 ou 10, que terá suporte até outubro de 2025.

Interface do Windows 8.1
Interface do Windows 8.1

De qualquer forma, é importante lembrar que as máquinas com Windows 8.1 continuarão funcionando após 10 de janeiro, mas a experiência de uso será comprometida. Por exemplo, o sistema não poderá realizar compras na Microsoft Store e os aplicativos só estarão disponíveis para atualização até 30 de junho.

No entanto, a questão mais importante continua sendo o fato dessa versão não receber novos updates de segurança, algo que, inevitavelmente, deixará o software totalmente vulnerável a explorações que poderão comprometer a segurança dos usuários.