A Microsoft anunciou em outubro deste ano que estava trabalhando com a Apple para integrar os aplicativos Apple Music e Apple TV para PCs com Windows. Porém, a empresa foi além e trouxe a integração de seu aplicativo Fotos no Windows 11 com o iCloud Photos. Agora, finalmente a novidade está sendo lançada para todos os usuários do Windows 11.

Segundo o site The Verge, a integração com as fotos do iCloud já está disponível no aplicativo Fotos do Windows 11. Para que se tenha acesso a novidade, o usuário deve atualizar o aplicativo através da Microsoft Store, loja de apps do sistema operacional, e instalar o iCloud para Windows (disponível na Microsoft Store).

Windows 11 permite o acesso às fotos do iCloud de forma nativa

Aplicativo Fotos do Windows 11 exibe de forma nativa fotos e videos do iCloud após atualização.
Aplicativo Fotos do Windows 11 exibe de forma nativa fotos e videos do iCloud após atualização.

Agora os usuários do iCloud finalmente poderão acessar suas fotos pelo Windows 11 através do aplicativo Fotos. Para isso, basta fazer login com seu ID Apple no aplicativo do iCloud para Windows, disponível na Microsoft Store, e ativar a sincronização da biblioteca de fotos. O efeito disso é a visualização de fotos e vídeos que estão armazenadas na plataforma de nuvem da Apple através do aplicativo Fotos.

O gerente de produtos dos aplicativos nativos do Windows, Dave Grochocki, diz:

Sabemos que muitos clientes do Windows têm coleções de fotos e vídeos em seus iPhones que gostariam de poder visualizar em seus PCs. Esta integração com o iCloud Photos tornará mais fácil para quem tem um iPhone ter acesso direto a todas as suas memórias queridas em um local organizado e é mais um passo em nossos esforços contínuos para tornar as experiências no Windows 11 perfeitas.

O novo recurso será importante para melhorar a experiência dos usuários que possuem dispositivos Apple e PCs com Windows. Mesmo que antes desta nova atualização o iCloud Photos já estivesse disponível no Windows através da Microsoft Store, as fotos e vídeos precisavam ser acessados através de pastas navegando pelo Explorador de Arquivos (File Explorer) do Windows 11.