O login no Windows 11 através do Windows Hello pode não funcionar após a atualização da versão 22H2 do sistema operacional, diz Microsoft. Devido a este problema, a empresa decidiu bloquear temporariamente o upgrade dos computadores para o Windows 11 22H2.

De acordo com a Microsoft, os administradores irão enfrentar problemas para efetuar o login no Windows 11 22H2 se o acesso ocorrer via Windows Hello. Nos computadores afetados, o bug afeta logins por PIN ou biométricos, seja utilizando o rosto (facial) ou o dedo (impressão digital). A empresa informa que "esse problema pode ser encontrado em dispositivos que já possuem o Windows Hello durante a atualização, mas não deve ocorrer em dispositivos que habilitam o Windows Hello após a atualização ou instalação do Windows 11, versão 22H2".

Microsoft bloqueia a atualização da versão 22H2 do Windows 11 devido a problemas de login via Windows Hello. Fonte: Oficina da Net
Microsoft bloqueia a atualização da versão 22H2 do Windows 11 devido a problemas de login via Windows Hello. Fonte: Oficina da Net

Como o bug no login afeta consideravelmente a experiência do usuário no Windows 11 22H2, a Microsoft bloqueou a atualização para a nova versão do sistema operacional e recomenda aos administradores não tentarem instalar manualmente esta atualização no computador. Quando o problema foi resolvido, a empresa diz que irá remover o bloqueio para que todos possam atualizar seus PCs sem problemas.

Problema já foi resolvido na atualização opcional de setembro de 2022

Além de corrigir diversos problemas que estavam ocorrendo na Microsoft Store, a atualização opcional KB5017389 para Windows 11 22H22 também corrigiu o problema de login. Caso você esteja enfrentando problemas com isso, a Microsoft aconselha aos usuários "entrarem utilizando a senha de usuário do Windows".

Desde quando foi lançado para o público geral, o Windows 11 22H2 tem apresentado sérios problemas. O primeiro que foi relatado estava relacionado a bugs que estavam ocorrendo com drivers da Nvidia, afetando o desempenho em jogos nos computadores que possuem uma placa de vídeo da empresa. Logo em seguida, tivemos a confirmação de problemas com o driver de áudio Intel Smart Sound Technology, que estava causando BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte). Também houve a detecção de problemas com impressoras em rede, onde elas simplesmente desapareciam da listagem. Por último, tivemos o bug que causa a degradação no desempenho na cópia de arquivos grandes.