O Windows AutoPatch, serviço corporativo que mantém o Windows e o Microsoft 365 atualizados, já está disponível gratuitamente. Entretanto, de acordo com a Microsoft, só será grátis para aqueles que possuem uma licença do Windows 10 ou 11 Enterprise E3 ou superior.

Além de manter o sistema operacional e o pacote Office da Microsoft, o Autopatch faz o gerenciamento de atualizações de drivers e firmwares. Há também uma análise por parte do programa para organizar todo o processo de atualização, incluindo distribuição e sequenciamento das máquinas da empresa. O Gerente de Marketing de Produto Sênior da Microsoft, Lior Bela, diz:

Temos o prazer de anunciar que este serviço está agora disponível para clientes com licenças Windows Enterprise E3 e E5. A Microsoft continuará lançando atualizações na segunda terça-feira de cada mês e agora o Autopatch ajuda a simplificar as operações de atualização e criar novas oportunidades para os profissionais de TI.

Como registrar dispositivos no Windows Autopatch

De acordo com a Microsoft, os administradores que quiserem registrar dispositivos no Windows Autopatch (há um vídeo com instruções detalhadas aqui) deverão seguir os seguintes passos:

  1. Localize a entrada do Windows Autopatch na Tenant Administration blade do centro de administração do Microsoft Endpoint Manager.
  2. Selecione a inscrição desejada.
  3. Marque a caixa de seleção para concordar com os termos e condições e selecione 'Concordo'.
  4. Selecione 'Inscrever-se'.

Após fazer o procedimento acima, o Windows Autopatch irá dividir automaticamente a população de dispositivos em quatro grupos chamados de "anéis de teste" (testing rings). Os testing rings possuem o mínimo de dispositivos, o primeiro anel (first ring) terá 1% de todos os dispositivos do ambiente corporativo. Já o anel rápido (fast ring) incorpora 9% das máquinas, enquanto o broad ring (anel amplo) representa o restante dos PCs.

Como as atualizações são aplicadas

Segundo a Microsoft, o Windows Autopatch atualiza os computadores de maneira progressiva, iniciando o processo pelo anel de teste e em seguida, vai avançando para os conjuntos mais abrangentes. Isso ocorre após um período de validação, onde ocorre um monitoramento do desempenho dos dispositivos e comparação de métricas antes e depois da atualização. Além disso, há um recurso de interrupção e reversão, que ajuda a evitar problemas de atualização de forma automática.