A atualização KB5014666 para Windows 10 foi disponibilizada no Windows Update pela Microsoft. Trata-se de uma atualização opcional que traz correções de bugs e segurança. Neste patch temos como destaque a correção do problema que impede o usuário de utilizar o ponto de acesso Wi-Fi (hotspot móvel).

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2022-06 Visualização de Atualização Cumulativa do Windows 10 Version 21H2 parar X64-Sistemas baseados (KB5014666)

Captura de tela da atualização KB5014666 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5014666 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5014666

É possível baixar a atualização KB5014666 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5014666 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1 e 20H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das alterações feitas pela atualização Windows 10 KB5014666 (Build 19044.1806)

Além da correção do problema que impede o usuário de utilizar o ponto de acesso Wi-Fi (hotspot móvel), a Microsoft está trazendo novos recursos de impressão e digitalização com a atualização KB5014666, incluindo o suporte para o Internet Print Protocol (IPP) em impressoras USB. O IPP permite que o usuário imprima e gerencie documentos em um servidor de impressão Windows via HTTP. Anteriormente, já era oferecido o suporte ao IPP em impressoras de rede, mas agora há também a capacidade de utilizá-lo via USB.

A Microsoft diz em seu resumo do novo patch opcional:

A Microsoft deu suporte ao Internet Print Protocol (IPP) para impressoras de rede a partir de 2018 com o lançamento do Windows 10, versão 1809. Agora estamos expandindo o suporte IPP para impressoras USB.

Além do recurso citado acima, as impressoras também ganharam as seguintes funcionalidades no Windows 10:

  • APIs de aplicativos de suporte de impressão (PSA): Usando a estrutura PSA, os fabricantes de impressoras podem estender as funcionalidades da impressora e a experiência do usuário.
  • Impressão protegida por PIN para IPP e Impressão Universal: As caixas de diálogo de impressão padrão agora incluem uma interface de usuário para inserir um código PIN.
  • Protocolo eSCL Mopria Scan: o Windows agora suporta o protocolo eSCL Mopria Scan. Pode ser usado com dispositivos de scanner certificados pela Mopria.

Com a nova atualização opcional de junho de 2022, houve 26 melhorias e/ou correções, com destaque para o recurso de auditoria de endereço IP para conexões de entrada do Windows Remote Management (WinRM) no evento de segurança 4262 e no evento WinRM 91, resolvendo um problema que impedia o registro do endereço IP de origem e o nome do computador para uma conexão remota do PowerShell. Além disso, foi adicionado o código FSCTL_LMR_QUERY_INFO do redirecionador (RDR) específico do SMB (Server Message Block) público.