Durante a Microsoft Build 2022, conferência voltada para desenvolvedores do Windows, foi feito um grande anúncio sobre o WSA (Windows Subsystem for Android). A Microsoft revelou que uma nova versão do WSA baseada no Android 12.1 estava chegando, além de prometer atualizações mais frequentes do subsistema através do Windows Update e da Microsoft Store.

O Windows Subsystem for Android foi desenvolvido com o Android Open Source Project (AOSP) e originalmente foi disponibilizado com a versão 11 do Android. Mesmo que o Android 11 tenha um bom funcionamento com o WSA, os desenvolvedores da Microsoft acreditam que este é o momento para atualizar o sistema para o Android 12 L.

Microsoft começa a disponibilizar o WSA para os canais de testes

Neste momento a Microsoft está começando a disponibilizar uma nova versão do Windows Subsystem for Android (12) no canal de visualização de lançamento, no canal beta e no canal Insider do Windows 11. Embora o novo WSA ainda esteja em pré-visualização, ele já é estável e qualquer participante do canal de previews pode testá-lo em sua nova forma.

WSA ganha novos recursos com o Android 12

Com a nova atualização do WSA para o Android 12.1, houve diversas melhorias e implementação de novos recursos. Um deles permite que os aplicativos Android acessem recursos avançados de rede do sistema operacional. Ou seja, será possível se conectar com outros dispositivos conectados na mesma rede em que o seu computador está.

Com o recurso de rede, o usuário poderá acessar câmeras, caixas de som, entre outros dispositivos, através de aplicativos Android. Além disso, o WSA poderá detectar quando os apps Android utilizam o microfone do computador, a localização, entre outras informações. Houve também a adição de uma notificação de alerta para quando o programa estiver utilizando um destes recursos de hardware.

Confira abaixo a lista dos novos recursos que o WSA ganhou com a atualização para o Android 12.1.

  • Um novo aplicativo Configurações com navegação agrupada para ajudá-lo a encontrar as opções que procura.
  • A Microsoft está introduzindo um novo visualizador de dados de diagnóstico que permite ver quais dados foram coletados pelo WSA. Para privacidade, a Microsoft tem dados de diagnóstico opcionais por padrão, mas você pode ativá-los novamente se quiser ajudar a Microsoft.
  • Melhor integração de hardware: a orientação da câmera dos aplicativos Android agora respeita a orientação natural do seu computador. A Microsoft também corrigiu a distorção do feed da câmera.
  • Dispositivos de entrada: a Microsoft está melhorando as rodas de rolagem em mouses, corrigindo o foco do teclado e muito mais.

Além das novidades citadas acima, o Windows Subsystem for Android também ganhou suporte à decodificação por hardware para os formatos VP8 e VP9. Outra alteração importante ocorreu na parte de experiência na web dos apps Android, onde segundo as notas de lançamento, o WebView que está integrado ao WSA foi atualizado para o Chromium 100.

Lançamento e disponibilidade

O WSA (Windows Subsystem for Android) atualizado para o Android 12 está sendo disponibilizado para todos os participantes do programa Insider do Windows 11. O subsistema para aplicativos Android atualizado chegará para todos nas próximas semanas.