A versão 22H2 do Windows 11, conhecida como Sun Valley 2, pode chegar dentro de alguns dias. Segundo o site WindowsLatest, a primeira grande atualização do Windows 11 poderá ganhar sua versão RTM (release to manufacturing) neste mês de maio ou em junho.

O Windows 10 também ganhará a versão RTM da versão 22H2 em alguns dias, segundo fontes confiáveis do WindowsLatest. Boatos dizem que será no dia 24 de maio de 2022 que começará a ser disponibilizado o sistema operacional internamente.

O que é a compilação RTM do Windows

A compilação RTM é uma edição final de uma versão específica do Windows, mas não é a revisão final. Ou seja, o Windows 11 22H2 chegará ao status RTM em maio, mas continuará a receber atualizações cumulativas com diversas melhorias até que saia seu lançamento público entre setembro e novembro de 2022.

As compilações RTM do Windows são enviadas a OEMs como Intel e HP para realizar a pré-instalação da nova versão do sistema operacional (SO) em seus dispositivos. Outro propósito é disponibilizar a atualização para aqueles que já estão executando o Windows 11.

Windows 11 versão 22H2 (Sun Valley 2): O que esperar?

Baseado no que já sabemos através das compilações (Builds) disponibilizadas para Insiders, sabe-se que a Microsoft não pretende alterar a aparência do Windows 11. Entretanto, a equipe de desenvolvedores da empresa está refazendo o design de alguns de seus principais aplicativos e recursos, incluindo o Gerenciador de Tarefas, entre outros.

Captura de tela do novo design do Gerenciador de Tarefas no Windows 11 versão 22H2. Fonte: windowslatest
Captura de tela do novo design do Gerenciador de Tarefas no Windows 11 versão 22H2. Fonte: windowslatest

Ao que parece, o Gerenciador de Tarefas está ganhando um novo visual no Windows 11 versão 22H2 que utiliza a WinUI e o Fluent Design. Uma das mudanças está nas páginas do Gerenciador de Tarefas, como a de Processos e Desempenho, que agora estão localizadas em uma barra lateral para facilitar o uso.