A atualização KB5012643 do Windows 11 versão 21H2 está causando o travamento de alguns aplicativos. Logo após a correção do bug no modo de segurança após o update opcional, o sistema operacional ainda sofre com problemas.

De acordo com a Microsoft, alguns aplicativos utilizam componentes da "framework .NET 3.5" estão travando. Caso você utilize computadores Windows há muito tempo, já deve ter notado a existência da ".NET Framework" que costuma aparecer no Windows Update ou durante a instalação de certos apps. Muitos programas dependem da ".NET Framework" para funcionar devidamente, pois é necessário ela possui um conjunto de códigos que os desenvolvedores podem utilizar ao criar seus aplicativos.

No Hub de comentários, um dos usuários diz:

Executamos um aplicativo SQL (cliente e servidor no mesmo sistema) no Windows 11. Ele estava funcionando perfeitamente no Windows 7 e no Windows 10. Depois de instalar a atualização KB5012643 do Windows 11, os aplicativos não iniciam mais. Os aplicativos são executados novamente sem problemas após a desinstalação da atualização.

O que causou o travamento dos aplicativos no Windows 11?

De acordo com o relatório publicado pela Microsoft, o problema relacionado ao travamento de apps no Windows 11 está sendo causado devido a alterações que a atualização KB5012643 aplicou. A modificação feita fez com que a integração de aplicativos com a ".Net Framework" parasse de funcionar, causando por consequência o travamento de diversos programas.

Mesmo com esses erros ocorrendo, não são todos os aplicativos baseados em ".Net 3.5 Framework" que foram afetados pela atualização. Entretanto, ainda não se sabe exatamente quais estão sofrendo com travamentos ou não.

Recomendação da Microsoft para a solução temporária do problema

No documento atualizado sobre "Problemas e notificações conhecidos do Windows 11", a Microsoft recomenda aos usuários do sistema operacional a desinstalação do patch. Para fazer isso, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no botão do menu Iniciar e pesquise por "Configurações do Windows Update".

Passo 02: Selecione "Exibir histórico de atualizações".

Passo 03: Localize a atualização "KB5012643", selecione-a e clique em "desinstalar''.

Caso você não queira desinstalar a atualização, outra saída para atenuar o problema de travamento dos aplicativos é reativar o ".Net Framework". Para isso, siga o passo a passo a seguir.

Passo 01: Clique no botão do menu Iniciar e pesquise por " Ativar o desativar recursos do Windows".

Passo 02: Marque a caixa de seleção ".Net Framework (inclui .NET 2.0 e 3.0) e selecione o botão "Ok".

Passo 03: Reinicie o computador se for solicitado.

Quando o problema será resolvido?

De acordo com a Microsoft, sua equipe já está trabalhando em uma solução para corrigir o problema do travamento de aplicativos no Windows 11. Entretanto, é provável que a atualização que irá corrigi-lo só virá após o Patch Tuesday de maio de 2022. Ou seja, um patch opcional deverá ser disponibilizado no meio deste mês para colocar um fim ao conflito de funcionamento dos apps.