Usuários estão enfrentando problemas ao tentar atualizar o Windows 11 para o último patch disponibilizado recentemente pela Microsoft. De acordo com os relatos, ao tentar realizar o processo de instalação do update, há a exibição do erro 0xc1900101 em alguns computadores para em seguida ocorrer uma reversão para a compilação (Build) anterior do sistema operacional. Estranhamente o Windows não informa qual foi a causa do problema segundo os usuários no Hub de Comentários.

Embora a mensagem de erro 0xc1900101 durante as atualizações do Windows 11 seja a mais comum, o erro 0xc1900101-0x4001c não possui detalhes sobre a causa do problema. Acredita-se que o erro ocorra devido a problemas de compatibilidade entre aplicativos e o sistema operacional ou por conta de um erro em uma das atualizações lançadas anteriormente para o Windows 11.

Um usuário no Hub de Comentários diz:

O meu está com o mesmo problema. A primeira vez que atualizei o pc para a versão mais recente, ele mostrou um erro sobre meu driver gráfico, então ele foi revertido, eu estava suspeitando que a atualização do Windows corrompeu meu driver gráfico, pois depois de reverter minha placa gráfica não estava funcionando, só funciona depois que eu reinstale o driver. Reinstalei a atualização mais tarde e foi um sucesso.

Microsoft diz que está ciente do erro 0xc1900101 no Windows 11

Após um bom tempo sem respostas, a Microsoft finalmente confirmou que já está ciente da mensagem de erro 0xc1900101 e está investigando ativamente os relatórios. Entretanto, a empresa diz que por enquanto não pode oferecer soluções alternativas. A desenvolvedora do Windows simplesmente diz:

Obrigado por relatar isso - o código de erro 0xc1900101 é um erro genérico exibido quando uma atualização falha e é revertida por algum motivo. Esta é uma área que monitoramos de perto e pode ter diferentes causas, dependendo de qual versão você estava tentando atualizar e sua configuração.

Se você estava tentando atualizar para uma versão anterior do Insider, tente a mais recente, pois ela pode resolver seu problema.

Outro motivo comum para a mensagem de erro 0xc1900101 ser exibida é devido ao pouco espaço na unidade de armazenamento (HDD ou SSD). Ou seja, sempre que for realizar alguma atualização no Windows, verifique se há espaço livre o suficiente para a instalação ocorrer sem problemas.

Possível solução para resolver o erro 0xc1900101

Caso você já tenha tentado de tudo e nada funcionou, siga o passo a passo a seguir.

Atenção: O procedimento só funciona em compilações (Builds) de visualização (preview) como, por exemplo, o Windows 11 Build 22593.

Passo 01: Abra o Explorador de Arquivos (File Explorer) e vá até a unidade do sistema.

Passo 02: Procure e abra a pasta "system32".

Passo 03: Remova o arquivo SecretFilterAP.dll (ele é uma sobre de compilações mais antigas)

Passo 04: Reinicie o computador.

Passo 05: Abra o Windows Update e verifique por atualizações disponíveis.

O que achou da dica? Resolveu o problema? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua experiência!