A atualização KB5013943 de maio de 2022 para Windows 11 já está disponível via Windows Update e traz diversas melhorias e correções de bugs. Neste Patch Tuesday de maio de 2022 destacou-se a correção de diversos bugs, além de melhorias gerais.

A atualização de maio de 2022 do Windows 11 traz, de acordo com as notas de lançamento da Microsoft, a correção de vários bugs, incluindo um que causava problemas de piscar a tela no modo de segurança ao abrir o "Explorer.exe", o menu Iniciar, o centro de notificações, etc. Além disso, houve melhorias no Windows Search (interface de pesquisa do sistema operacional), que ganhou uma nova interface utilizando o Bing.

A nova interface de pesquisa do Windows está sendo implementada aos poucos e exibe destaques da pesquisa realizada pelo Bing.

Nova interface do Windows Search.
Nova interface do Windows Search.

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2022-05 Atualização Cumulativa do Windows 11 para sistemas operacionais baseados em X64 (KB5013943)

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5013943

É possível baixar a atualização KB5013943 para Windows 11 (64 bits) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5013943 para a versão do Windows 11 que está no seu computador (21H2, 21H1, 20H2 e 2004).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5013943 (Build 22000.675)

A atualização KB5013943 do Windows 11 traz uma correção de um bug crítico que causava o travamento de aplicativos baseados em ".NET Framework 3.5". Após a instalação do patch KB5012643, o sistema operacional não estava conseguindo executar certos apps, mas finalmente a Microsoft solucionou o problema.

O travamento de apps no Windows 11 começou a ocorrer após a atualização opcional de abril de 2022. Entretanto, de acordo com a Microsoft e relatos de usuário, nem todos foram afetados. Porém, pelo fato de ser um problema crítico, o bug foi corrigido em menos de 1 mês.

Outro problema corrigido foi de um erro que fazia com que a tela começasse a piscar ao entrar no modo de segurança do Windows 11. Esse comportamento era perceptível ao abrir componentes do explorer.exe como, por exemplo, o menu Iniciar e a barra de tarefas.

Foi corrigido também no Windows 11 Build 22000.675 um bug que causava um atraso de até 40 minutos na inicialização do sistema operacional (SO). Além disso, a Microsoft também solucionou um problema que afetava as legendas de vídeos, que eram cortadas em alguns casos. Houve também a correção do erro que ao iniciar o SO, aparecia a BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte).

O Windows 11, ao ser atualizado com o patch KB5013943, receberá também as seguintes alterações:

  • A Microsoft corrigiu um problema de vazamento de memória que afeta sistemas Windows extremamente ativos, ou seja, aqueles com uso de 24 horas todos os dias da semana.
  • Corrigido um problema que afeta o atributo Título no modo Microsoft Edge IE.
  • Corrigido um problema que alinha incorretamente as legendas do vídeo.

Problemas conhecidos na atualização

Um novo bug está fazendo com que determinados aplicativos que utilizam do processamento da GPU fechem inesperadamente ou apresente problemas intermitentes ao utilizarem o Direct3D 9. Felizmente, já foi disponibilizado uma atualização de emergência pela Microsoft do lado do servidor para corrigir estas falhas nos apps.