Sppextcomobjpatcher.exe é um processo do Windows 10 que possui relação com a chave de registro que você usou para ativar a sua cópia do Windows. Em suma, não se trata de um software nefasto, ou seja, algo potencialmente perigoso ao seu computador.

Sendo assim, se você ver o mesmo funcionando no Gerenciador de Tarefas, você não precisa necessariamente entrar em pânico, com a ideia de que seu sistema está infectado com um vírus. Entretanto, se ele aparecer em uma varredura anti-malware de uma ferramenta como o Malwarebytes Antimalware, então ele pode recomendar dar uma olhada mais de perto.

Por conta disso, confira a seguir, todos os detalhes sobre Sppextcomobjpatcher.exe, e o que ele pode fazer no seu computador.

O que é Sppextcomobjpatpatcher.exe?

Em suma, sppextcomobjpatcher no Windows 10 faz parte do Key Management Service (KMS). Esse programa geralmente é usado, para fazer a ativação "pirata", ou seja, licenciamento de produtos Microsoft.

Sendo assim, o seu uso mais típico, costuma ser no gerenciamento de sua licença para o Windows 10. Entretanto, ele pode servir também para outros produtos da Microsoft que necessitam de chave.

Dito isto, sppextcomobhpatcher.exe é mais comumente usado por versões piratas do Windows, de forma a contornar o sistema de licenciamento da Microsoft. Dessa forma, se você já viu ele na tela do seu computador, significa que a sua versão do Windows é pirateada. Se você não foi responsável pela instalação do Windows em seu sistema, você pode querer olhar para comprar e registrar uma cópia legítima.

E aqui vai uma dica: recomendo que você atualize a sua instalação do Windows para um legítimo. É dito isso, pois você pode estar perdendo atualizações importantes ou patches de segurança que possam proteger o seu sistema.

Devo excluir Sppextcomobjpatcher?

Se você estiver usando uma cópia legítima do Windows, há pouca chance de você se deparar com o sppextcomobjpatcher. Entretanto, se esse for o caso, a recomendação é removê-lo, já que é associado a software pirateado.

Para excluí-lo, você pode executar uma varredura anti-malware (eles quase sempre o pegarão como um keylogger), ou removê-lo manualmente. Geralmente é encontrado em um desses locais:

C:WindowsSetupScriptsWin32sppextcomobjpatcher

ou

C:WindowsSetupScriptsx64sppExtComObjPatcher

Em suma, se você estiver em uma versão original do Windows, e tiver esse programa instalado, você pode excluir este arquivo tranquilamente, pois isso não vai danificar o seu sistema.

Por outro lado, se você estiver executando uma versão pirateada do Windows, no processo de exclusão, o sistema irá enviar uma notificação de que é necessário reiniciar o seu sistema. Caso você queira manter a versão pirata do Windows, então terá que manter o sppextcomobjpatcher. Na teoria, ele não deve comprometer o funcionamento do seu sistema no dia a dia.

Neste caso, o que irá acontecer, é que o antivírus detectará sempre o sppextcomobjpatcher, e verá ele como um potencial ponto de intrusão de malware que pode ter sido usado para infectar seu sistema no momento da instalação.

Sendo assim, a forma mais segura de executar o Windows 10, é por meio do uso de uma cópia legítima com os patches de segurança e recursos mais recentes aplicados. E se você parar para pensar no prejuízo que um vírus pode causar no seu sistema, verá que não é caro pagar por uma versão oficial do sistema.