O Microsoft Edge está ganhando uma barra lateral direita para ações rápidas. Com a nova barra, a Microsoft procura reduzir a desordem no navegador, onde teremos incluso funções como o Painel de Jogos e a guia "Discover" (Descobrir) (anteriormente acessíveis somente através do menu dedicado na barra de ferramentas).

Lançado originalmente em 2020, o Microsoft Edge foi atualizado com recursos como guias verticais, coleções e mais. Na tentativa de atrair usuários, a Microsoft implementou uma nova barra lateral que servirá para monitorar a conexão com a internet, para jogar, entre outras situações.

Novos recursos com a chegada da nova barra lateral

O recurso "Discover" serve para indicar sites relacionados e pode ser baseado no "novo" feed RSS. Baseando-se nas primeiras capturas de tela mostrando a funcionalidade, parece que esta função trará uma nova forma de acompanhar outros conteúdos publicados na internet.

Novo menu de barra lateral no Microsoft Edge.
Novo menu de barra lateral no Microsoft Edge.

Outro botão rápido da barra lateral é o Microsoft Rewards, onde o usuário pode rastrear e gerenciar seus pontos Rewards. Por último, ainda temos uma ferramenta baseada no Bing para testar o desempenho da conexão com a internet.

A nova barra lateral do Microsoft Edge irá conter o painel de jogos e dará a oportunidade de jogar games baseados na web do MSN como, por exemplo, o Solitaire e o Mahjong Arcade. Porém, ao selecionar algum título, outra aba será aberta ao invés de rodar dentro da própria barra.

Lançamento e disponibilidade

A nova barra lateral ainda está sendo testada no Edge Canary e não se sabe exatamente quando ela será disponibilizada para todos. É interessante saber que é possível, caso o usuário queira, desativar essa barra na guia de aparência nas configurações do Edge.