O Windows 11 está ganhando comando por voz em seu teclado virtual na versão beta. Chamado de "Voice Acess", o recurso permite que o usuário controle o PC através de sua voz. A novidade chegou na versão mais recente da preview (visualização) do Windows 11, a 22538, atualização que os participantes do Programa Windows Insider poderão baixar.

O funcionamento do teclado virtual através de comandos de voz é parecido com o que foi apresentado em dezembro de 2021. Quando o usuário abre o teclado virtual, é possível ver que cada tecla terá um número de identificação, indo de 1 a 49. Desta forma, basta que você fale, por exemplo, "clique no 30" para que o sistema operacional digite a letra V.

Teclado virtual no Windows 11. Fonte: Microsoft
Teclado virtual no Windows 11. Fonte: Microsoft

Com funciona o comando de voz no teclado virtual do Windows 11

De acordo com a Microsoft, para abrir ou fechar o teclado, basta dizer "abrir o teclado virtual" ou "ocultar o teclado virtual". A desenvolvedora do Windows ainda acrescenta que seu app Speech Pack está disponível na Microsoft Store e poderá ajudar no reconhecimento da fala melhorando o desempenho da transcrição.

Windows 11 Build 22538: O que há de novo?

Além do comando de voz para o teclado virtual, a Build 22538 do Windows 11 traz um novo design para o gerenciador de tarefas, além de algumas alterações e correções de bugs.

Entenda os riscos de participar do Programa Windows Insider

Caso você não participe dos testes da Microsoft através Programa Windows Insider, saiba que se você atualizar para as Builds (compilações) do Windows 11 mais recentes, não será possível fazer downgrade ou utilizar compilações estáveis. Só há uma forma de voltar a utilizar a versão estável do Windows 11, através da instalação limpa do sistema operacional via ISO do sistema operacional. Em nosso tutorial ensinamos como baixar e instalar a ISO do Windows 11 de diferentes formas.