O WhatsApp em breve ganhará um novo aplicativo para desktop no Windows 11 e no Windows 10. A Meta (antigo Facebook) adicionou seu aplicativo na Microsoft Store no início deste mês e agora ele está disponível oficialmente para teste beta. O WhatsApp UWP, ao que parece, é baseado em XAML e WinUI. Acredita-se que a empresa descartou os componentes da Web baseados em Electron para melhorar a performance. O app pode ser baixado na Microsoft Store do Windows 10 e 11, mas ainda está em fase beta.

Novo app WhatsApp para desktop: O que mudou?

De acordo com relatos, o desempenho da nova versão do WhatsApp para desktop é melhor comparado ao da web. Além disso, seu design é semelhante ao app para Windows Phone e da plataforma web. Infelizmente, por ainda estar em desenvolvimento, o aplicativo ainda não possui recursos avançados como, por exemplo, o suporte para status.

Captura de tela do WhatsApp UWP Beta na Microsoft Store. Fonte: Vitor Valeri

Novo WhatsApp para desktop: Como instalar?

Para instalar o novo app do WhatsApp para computador, acesse este link da Microsoft Store. Lembre-se de estar com a última atualização do Windows 10 ou Windows 11 instalada para que nenhum problema ocorra.

Novo WhatsApp para desktop: O que mudou?

No WhatsApp UWP há atualizações no visual tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. Agora o aplicativo possui cantos arredondados, efeito de transparência, entre outros aspectos físicos. Além disso, o WhatsApp terá suporte para o recurso "inking" para desenhar com o mouse ou através de uma tela sensível ao toque (touch).

Recurso "inking" no WhatsApp UWP Beta.

WhatsApp desktop ganha versão beta pública, veja como baixar

No final de agosto, o WhatsApp começou a disponibilizar uma versão beta pública de seu aplicativo para desktop nos sistemas operacionais macOS e Windows. O programa de testes é uma forma de melhorar o suporte do programa em todas as plataformas, pois o número de feedbacks reportados para a equipe de desenvolvedores será maior. Ao se inscrever no programa, você se tornará um "testador beta" e receberá as atualizações beta automaticamente. Confira a nossa matéria completa sobre a novidade.

WhatsApp adiciona nova função que dará mais controle sobre sua privacidade

No início deste mês, o WhatsApp começou a implementar uma nova funcionalidade que visa melhorar a experiência de privacidade de seus usuários. Esse recurso infelizmente ainda está em fase beta. Através da versão beta do app, foi possível visualizar uma nova opção para a função "visto pela última vez".

Anteriormente, a função "visto pela última vez" poderia ser exibida para todos os contatos ou para nenhum. Agora, nesta nova atualização da versão beta do WhatsApp, teremos a opção de exibir para "meus contatos, exceto...", permitindo assim que se escolha mais contatos não irão visualizar o horário que acessou o aplicativo pela última vez. Confira em nossa matéria todos os detalhes sobre esta novidade.

O que você achou das novidades sobre o WhatsApp? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!