A Microsoft liberou para todos os usuários a atualização do Windows 10 de maio de 2021, corrigindo os principais problemas reportados na versão anterior do sistema. O update foi disponibilizado de forma homogênea, dispensando novos pré-requisitos de hardware, algo que foi um dos principais pontos negativos do Windows 20H2, versão anterior do sistema. Diferentemente do que estamos acostumados, essa atualização deve ser feita de forma manual dentro das configurações do sistema, sendo preciso seguir até o Windows Update e efetuar o download do pacote.

O que há de novo?

A empresa informou que o update traz algumas novidades para os usuários do Windows, permitindo usar uma webcam externa compatível com Windows Hello com um PC que já tem uma câmera integrada, dessa forma o Windows usa automaticamente a câmera externa como padrão para o Windows Hello. Além disso foram implementadas melhorias significativas no Windows Defender Application Guard para que seus documentos abram mais rapidamente, enquanto o software verifica possíveis ameaças à segurança da máquina.

Essas foram as duas principais novidades da atualização, embora o update também traga melhorias no desempenho geral do Windows 10.

"[...] estamos apresentando a próxima atualização de recurso do Windows 10, versão 21H1. Como as pessoas continuam a confiar no Windows mais do que nunca para trabalhar, aprender e se divertir, entendemos a importância de fornecer a melhor experiência de atualização possível para ajudar as pessoas e as organizações a se manterem protegidas e produtivas.", afirmou John Cable, vice-presidente de gerenciamento de programas e distribuição do Windows.

Instale a atualização

Diferentemente das atualizações comuns, o update para a versão 21H1 é necessário buscar manualmente pela atualização do sistema operacional. A instalação é feita de forma rápida.

  1. Abra às 'Configurações' do sistema e toque sobre 'Atualização e Segurança';
  2. Em seguida pressione sobre o botão 'Verificar se há atualizações' e aguarde enquanto a busca é realizada;
  3. Baixe e instale a versão 21H1 do Windows 10. Será necessário reiniciar o computador, por isso recomendamos que salve seus arquivos e encerre os processos em primeiro plano.
Atualize o Windows 10. (Foto: Printscreen).
Atualize o Windows 10. (Foto: Printscreen).

Fonte