No mês passado, em maio, a Microsoft disponibilizou uma atualização que acabou causando um bug desagradável em alguns computadores, principalmente naqueles que utilizam drivers com tecnologia Intel Rapid Storage. O erro foi relatado após a instalação da atualização KB5001391 para o Windows 10 versão 21H1, mas felizmente ele foi corrigido em um update posterior.

O bug, nomeado como "BAD_POOL_CALLER", causou BSOD (Blue Screen of Death) ou GSOD (Green Screen of Death) e foi relatado após a instalação da atualização mensal do Windows 10 versão 21H1. Ao menos foi um "pequeno número" de usuários que foi afetado pelo erro, onde os que utilizam os drivers Intel RST foram os mais afetados.

No hub de feedbacks de atualizações, um usuário disse:

"Estou usando o Insider Preview Build 19043.928 (Versão 21H1). Ontem, após a instalação do Windows Update KB5001391, meu computador sempre encontrava a tela de erro verde cerca de um minuto após o login e era reiniciado automaticamente. Tive que desinstalar a atualização para interromper o ciclo de reinicialização."

Outro usuário relatou falando:

"Parece que o KB5001391 fez com que minha máquina ficasse continuamente em tela azul (na verdade, verde) com erro bad_pool_call. A remoção daquela KB parece ter estabilizado minha máquina."

Felizmente a Microsoft corrigiu o erro mencionado acima antes do lançamento da atualização de maio de 2021. Em uma publicação de suporte, feita no dia 28 de abril, a Microsoft relatou que o erro de tela azul ou verde "BAD_POOL_CALLER" já foi corrigido em um update do mesmo patch.

"Corrigimos um problema que causava uma verificação de bug 0xC2 (BAD_POOL_CALLER) ao usar IOCTL_SCSI_PASS_THROUGH_DIRECT."

Além do erro mencionado acima, a Microsoft diz que corrigiu problemas relacionados a determinados drivers de áudio.

Atualização de maio de 2021 deve causar menos problemas

É evidente, como você já deve ter percebido, que a cada atualização que o Windows Update faz, são corrigidos determinados erros que acabam criando outros bugs indesejados. Entretanto, a Microsoft desta vez está testando com cuidado a atualização de maio de 2021 através do programa Windows Insider e é provável que ela não cause problemas, pois trata-se de um update baseado na atualização de outubro de 2020.

A atualização KB5001391 causou algum problema para você? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!