Ao que parece, a Microsoft parece ter colocado o desenvolvimento do Windows 10X em segundo plano, um concorrente direto do Chrome OS desenvolvido para dispositivos de tela única e dupla como, por exemplo, o Surface Neo. A informação veio através do site windowslatest que diz que segundo fontes familiarizadas com os planos da Microsoft, o lançamento do novo sistema operacional será postergado.

O Windows 10X foi anunciado pela primeira vez no final de 2019, durante o evento Surface, onde na ocasião foi revelado o Surface Duo. Desde o início do desenvolvimento do novo SO, ficou claro que ele irá oferecer suporte para diversos formatos de máquinas. Ele será como uma versão "light" do Windows, para computadores "menos potentes" uma alternativa ao Chrome OS da Google.

O que o Windows 10X tem?

O Windows 10X possui uma nova interface para o menu Iniciar, o centro de ações, a barra de tarefas e diversos aplicativos modernos. Além disso, há também os mesmos programas de sempre como o Microsoft Edge, o Fotos, o Mail, o File Explorar, a Calculadora, entre outros.

Tela do Windows 10X. Fonte: windowslatest
Tela do Windows 10X. Fonte: windowslatest

O que fez a Microsoft adiar o Windows 10X?

O maior problema atualmente que a Microsoft está tendo com o Windows 10X é sobre como posicioná-lo no mercado. Fontes familiarizadas com o assunto dizem que o sistema operacional seria muito menos atraente no momento, principalmente sem aplicativos Win32. De momento a empresa colocou o SO em segundo plano e não o lançará tão cedo, tendo a possibilidade de ser cancelado ou até evoluir para outro formato.

Qual o foco atual da Microsoft?

No momento o foco atual da Microsoft está sendo o Windows 10 Sun Valley, a grande atualização de seu sistema operacional principal. Acredita-se que a nova versão do Windows 10 chegará até o final deste ano, sendo possível vê-la em novos computadores no terceiro trimestre de 2021.

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!