Foi disponibilizado pela Microsoft na última atualização do Windows 10 para participantes do programa Insider (desenvolvedores) o suporte para HDR no sistema operacional. Desta forma, programas de edição de imagens como, por exemplo, o Photoshop e o Lightroom poderão utilizar toda a gama de cores em monitores com suporte a HDR.

Segundo o site BleepingComputer, a Microsoft está implementando o suporte ao HDR e a gama de cores para aplicativos de imagens em uma versão do Windows 10 lançada para Insiders (programa que disponibiliza a versão sistema operacional para desenvolvedores). Na publicação do blog da Microsoft, a empresa diz que limitava anteriormente os aplicativos a utilizarem somente a gama de cores sRGB, mas isso mudará agora na compilação mais recente do SO.

Amanda Langowski e Brandon LeBlanc, da Microsoft, dizem:

"O modo HDR muda o comportamento de alguns aplicativos criativos e artísticos que usam perfis de cores de exibição do International Color Consortium (ICC), como Adobe Photoshop, Adobe Lightroom Classic e CorelDraw (entre outros).

Adicionamos um novo recurso que permite que esses aplicativos obtenham cores precisas e acessem toda a gama de sua tela HDR. Para ativar esse recurso, feche seu aplicativo, clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo e clique em Propriedades> guia Compatibilidade e, em Configurações, selecione ‘Usar gerenciamento de cores ICC de exibição legada’. Este sinalizador só tem efeito no modo HDR."

Windows 10 Build 21382 (para insiders) traz o HDR

Além de trazer o suporte ao HDR, o Windows 10 Build 21382 tambem adiciona diversos updates e correções que ainda passaram por testes até que chegue à versão final para os usuários comuns. Segundo o site BleepingComputer, estas alterações provavelmente chegarão à versão estável do Windows quando for lançado o Windows 10 Sun Valley que deverá estrear no final deste ano, entre setembro e dezembro.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!