Fevereiro, o segundo mês do ano, chegou ao fim oficialmente neste final de semana. Ao fazer um levantamento de dados para analisar e definir as principais distribuições e participações das versões do sistema operacional Windows 10 da Microsoft, podemos perceber como está o ritmo de adoção para cada uma das versões liberadas até este exato momento.

De acordo com os gráficos produzidos pela plataforma AdDuplex, até o fim de fevereiro, as três versões que lideram com maior participação seguem inalteradas. Contudo, podemos notar uma ampliação na distribuição e adoção da comunidade pela versão mais recente do sistema, o que ainda a coloca em terceiro lugar, mas com um percentual maior e mais propício de se chegar à vice-liderança.

Windows 10 20H2 próximo do vice-líder

Os resultados deste mês mostram que a versão Windows 10 2004 continua no topo com o percentual de 41,8% (em janeiro a taxa era de 39,8%). Em segundo lugar, temos a Windows 10 1909, que apresentou uma queda nessa parte do ano, caindo de 31,2% para 26,8%. E logo em seguida, para fechar o pódio, a Windows 10 20H2, versão mais recente do sistema operacional, cresceu ao passar o percentual de 16,8% para 20%. Dentre todas as versões, essa foi a que mais cresceu durante os últimos 30 dias.

Windows 10 20H2 é a versão que mais cresceu no primeiro pelotão durante o mês de fevereiro. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)
Windows 10 20H2 é a versão que mais cresceu no primeiro pelotão durante o mês de fevereiro. (Imagem: Captura de tela por Adalton Bonaventura)

Leia também:

Na sequência da tabela temos as versões mais antigas, como a Windows 10 1903 em quarto lugar com 5,8%, seguido pela Windows 10 1803 com 1,7% e a Windows 1809 com 1,4%.

Com o ritmo das coisas, podemos imaginar que a versão Windows 10 20H2 está crescendo em passos largos quando em comparação com as demais, o que a coloca como forte candidata a medalha de prata, ou quem sabe ouro, ainda no primeiro semestre do ano. Isso pode ficar ainda mais evidente quando a próxima atualização for lançado, o que pode acontecer entre maio e junho com a chegada da Windows 10 20H1.

Via