Já faz um tempo que a Microsoft está desenvolvendo um novo recurso para o Word para auxiliar seus usuários a escrever textos com mais fluidez e eficiência. Segundo o roteiro publicado pela empresa esta semana, o Microsoft Word irá receber em breve a funcionalidade de previsão de escrita, onde o programa tentará prever o que será digitado a seguir pelo redator e tornar o processo de confecção de textos mais rápido.

Como irá funcionar

Quando a função de previsões de textos for implementada, o Word irá gerar previsões de escrita em tempo real conforto as palavras forem sendo digitadas. As possíveis palavras que o programa irá tentar adivinhar serão exibidas de forma esmaecida e poderão ser aceitas apertando a tecla TAB ou rejeitadas apertando ESC.

Segundo a Microsoft, a funcionalidade será aprimorada conforme a pessoa for utilizando o Word. O programa irá analisar o estilo de escrita e preferencias linguísticas do usuário para minimizar erros de ortografia e gramática, além de complementar com frases que costumam ser utilizadas com frequência.

Disponibilidade e lançamento

Embora a novidade de previsão de escrita ainda esteja em desenvolvimento, acredita-se que a funcionalidade deva ser implementada para os usuários até o final de março. Não se sabe ainda quando os usuários da plataforma web (navegadores) ou Word para macOS receberão esta função.

Microsoft Word ganha verdadeiro modo escuro!

Já tem algum tempo que a Microsoft começou a testar o modo escuro no Word que, diferente dos temas disponíveis para utilizar no programa, altera todo o visual da janela inserindo em grande parte dela a cor preta (inclusive na página onde o usuário está redigindo o texto). Em breve, nas próximas atualizações do Word, será adicionado um botão para alternar entre o modo claro ou escuro na tela onde se digita os textos. Este botão será adicionado a aba "Exibir" e é uma função semelhante da que já existe no aplicativo OneNote. Confira todos os detalhes aqui.

O que você achou desta nova ferramenta que a Microsoft irá disponibilizar para os usuários do Word? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!