O sistema operacional Windows está presente em boa parte dos computadores, com isso sendo utilizado por diversos usuários, seja para trabalho, estudos ou lazer, por exemplo. Há diversos recursos desconhecidos que permitem tornar o uso do sistema mais produtivo e rápido, dessa forma aprimorando a experiência e automatizando tarefas que demandariam mais tempo para serem realizadas.

São mais de 50 atalhos que podem ser acessados por meio do teclado do PC. Veja os mais úteis!

Por que usar o Windows 10?

O Windows 10 foi lançadem 29 de julho de 2015 e de lá para cá recebeu uma série de novidades que visam aprimorar a experiência dos usuários no sistema operacional e promover uma maior segurança, com isso corrigindo brechas de segurança e tornando o software mais otimizado.

Além disso, o Windows 10 foi otimizado para jogos e possui um desempenho excepcional durante a execulão de programas.

Leia também:

Principais atalhos do sistema

1. Ditar palavras no Word

Ao ativar esse recurso você ativará o modo de reconhecimento de fala do Microsoft Word, sendo possível ditar palavras e fazer com que o programa de edição de texto identifique às palavras que estão sendo ditas e adicione-as na página principal do documento que está sendo editado.

Essa função pode ser ativada tocando sobre o ícone do microfone (presente nas versões mais modernas do Word) ou pressionar as seguintes teclas: (Alt + ').

Opção para gravar. Foto: Printscreen.
Opção para gravar. Foto: Printscreen.

2. Captura de tela personalizada

O Windows possui uma ferramenta que permite ao usuário capturar a tela de forma personalizada, ou seja, selecionando qual área será printada. Normalmente utiliza-se o atalho (Fn + PrtSc), porém nesse caso é realizado uma de todo o conteúdo que está sendo exibido no display.

Pressionando o atalho (Shift + Tecla do Windows + S) você abrirá o recurso de printscreen nativo, dessa forma dispensando o uso de softwares de terceiros, como o Lightshot, por exemplo.

Print no Windows. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Print no Windows. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

Caso queira editar a imagem que foi capturada basta acessar a área de notificações do sistema, dessa forma você verá o print e poderá efetuar edições básicas (inserir texto, adicionar simbolos, etc.) e salvar no armazenamento do dispositivo.

Área de notificações do Windows. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Área de notificações do Windows. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

3. Histórico de transferência

Outra funcionalidade interessante e que auxilia durante o uso do computador é a possibiilidade de acessar o histórico de itens salvos na área de transferência do sistema. Isso permite alternar entre os itens salvos, seja fotos ou textos.

Para ter acesso a esse recurso basta pressionar o atalho (Tecla do Windows + V). Em casa item na área de transferência é possível tocar sobre os 'três pontos' para fixar, excluir ou limpar tudo. Veja:

Itens na área de transferência. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Itens na área de transferência. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

4. Duas áreas de trabalho

Essa função permite criar duas áreas de trabalho completamente distintas sendo possível manter determinados aplicativos em execução em cada uma delas. Para criar uma nova área pressione de forma simultânea os seguintes botões: (Tecla do Windows + CTRL + D) e para apagar utilize (Tecla do Windows + CTRL + F4).

Para alterar rapidamente entre as telas toque em (Tecla do Windows + CTRL + Seta. Para visualizar todas as áreas de trabalho pressione (Tecla do Windows + Tab)

Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

5. Bloqueio imediato

Um comando no teclado permite que o usuario bloqueie rapidamente o computador, com isso dispensando ir até o menu iniciar ou pressionar o botão de power do dispositivo. O atalho em questão é o (Tecla do Windows + L).

Tela bloqueada. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Tela bloqueada. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

6. Delete arquivos permantentemente

Ao excluir um arquivo ele é enviado diretamente para a lixeira do computador e permanecerá lá até que o usuário opte por deletá-lo permanentemente, com isso liberando espaço no disco rígido da máquina. Um atalho do Windows permite deletar permanentemente um arquivo sem enviá-lo para a lixeira, para isso basta selecionar o documento que será apagado e pressionar o atalho (Shift + Delete).

Utilizando esse comando não será possível recuperar o conteúdo que foi apagado, a não ser que utilize programas específicos para essa finalidade. É preciso confirmar a exclusão.

Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

7. Aplicativos da taskbar

Poucos usuários conhecem esse recurso, porém o Windows permite abrir programas que estão na barra de tarefas sem a necessidade de tocar sobre eles com o cursor do mouse. Para isso pressione (Teclado Windows + posição do aplicativo).

Exemplificando, na imagem abaixo para abrir o Chrome basta tocar em (Tecla do Windows + 5).

Aplicativos na barra de tarefas. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.
Aplicativos na barra de tarefas. Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro.

O que achou deste artigo? Faltou algum atalho? Conta pra gente, comenta!