De acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisa IDC, o Windows Phone ainda sobrevive. Conforme o IDC Worldwine Quarterly Mobile Phone Tracker, os aparelhos móveis que contam com o sistema operacional da Microsoft representam apenas 0,1% do total nos três primeiros meses de 2017.

A IDC aponta para a "pouca esperança" da Microsoft no setor de sistemas mobile. O estudo diz que, "as vendas de Windows Phones continuam a cair, e a ausência de novos parceiros de hardware, apoio de desenvolvedores e entusiasmo pela plataforma não dão sinais imediatos de recuperação".

Windows Phone está definhando =(
Windows Phone está definhando =(

A empresa de pesquisa acredita que no decorrer deste ano as vendas de aparelhos equipados com o Windows Phone devem cair ainda mais, somando 1,1 milhão de unidades no mundo todo.

Por isso, mesmo em um prazo mais longo, a IDC não acredita em um retorno satisfatório do Windows Phone ao mercado mobile.  "A Microsoft ainda não se posicionou sobre um ataque estilo "Surface" para o mercado de smartphones ou sobre um incentivo a que novas fabricantes adotem a plataforma, o que deixa poucas esperanças de que um retorno em grande escala aconteça nos próximos anos".

Vale mencionar que, recentemente, a Microsoft mostrou que não tem mais intenção de investir em seu sistema, dando fim ao suporte do Windows Phone 8.1, versão que ainda era utilizada por 80% da sua base de usuários.

Atualmente, o sistema do Google está presente em 85% dos aparelhos no mercado mundial, a Apple aparece com 14,7% da fatia.