A partir de amanhã, dia 11, a Microsoft deixará de fornecer suporte ao Windows Phone 8.1, a penúltima versão do seu sistema operacional para celulares. Conforme o MS Power user, mesmo que o prazo de suporte ao sistema já tenha se encerrado, é provável que ele continue recebendo pequenas atualizações.

A questão é que a versão do sistema operacional ainda é bastante usada. De acordo com dados da empresa de pesquisa AdDuplex, no final de junho mais de 70% dos Windows Phones ainda utilizam a versão 8.1 do sistema. Já a versão mais recente está presente em pouco mais de 20% dos aparelhos, deste modo, um em cada cinco usuários do Windows Phone tem a versão atualizada do sistema.

Microsoft deixará de fornecer suporte ao Windows Phone 8.1
Microsoft deixará de fornecer suporte ao Windows Phone 8.1

Agora, os usuários das versões mais antigas deverão fazer o download do aplicativo Upgrade Advisor, da Microsoft, para poder realizar a atualização dos seus sistemas, disse o Neowin.

A desistência de suporte por parte da Microsoft a uma versão ainda bastante usada pode sinalizar um grande problema de segurança. No geral, as versões mais recentes dos sistemas operacionais são as mais resistentes contra vírus e também malwares, sendo assim, as versões mais antigas acabam ficando mais vulneráveis.

A empresa, agora, deixando o Windows 8.1 de fora, pretende incentivar seus usuários a migrar para o Windows 10. Em contrapartida, deixará os seus usuários mais vulneráveis a ameaças. Quem possui a versão antiga do sistema, para ficar mais protegido, deverá migrar para a versão atual.