Recentemente, Joe Belfiore confirmou através de alguns tweets que o Windows 10 Mobile estava praticamente morto e que iria receber apenas algumas atualizações de segurança. Após um tempo, a Microsoft liberou uma ferramenta para atualizar os smartphones que contavam ainda com o Windows 8.1.

Agora, um relatório baseado nos aplicativos que ainda permanecem na Windows Store revela que o Windows 8.1 realmente chegou ao fim, e assim sendo, mais de 75% dos smartphones que ainda possuem o Windows não recebem mais atualizações de segurança.

Maioria dos smartphones com Windows Phone deixa de receber atualizações de segurança.
Maioria dos smartphones com Windows Phone deixa de receber atualizações de segurança.

O número em questão mostra que muita gente ainda nem saiu do Windows 8.1, seja por falta de interesse ou mesmo porque a Microsoft abandonou os dispositivos, o que acabou impossibilitando a atualização para o Windows 10 Mobile.

Confira o que a Microsoft disse sobre o assunto:

"A partir de 11 de julho de 2017, os usuários do Windows Phone 8.1 não são mais elegíveis para receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções gratuitas de suporte assistido ou atualizações de conteúdo técnico on-line da Microsoft gratuitamente. Aplicativos de terceiros ou programas de suporte pagos podem fornecer suporte contínuo, mas é importante reconhecer que o suporte da Microsoft não fornecerá atualizações ou patches publicamente para o Windows Phone 8.1."

Conforme a empresa, um backup não terá mais validade:

"A criação automática ou manual de novos backups de dispositivos para configuração e alguns aplicativos continuarão por 3 meses, terminando em 11 de outubro de 2017. Outros serviços, incluindo upload de fotos, restauração de um dispositivo com um backup de dispositivo existente e a loja continuará trabalhando pelo menos para outro 12 meses após o término do suporte, após esse tempo, os serviços começarão a ser descontinuados."

A alternativa para quem quer evitar problemas de segurança é mesmo trocar os aparelhos equipados com o Windows Phone. Com isso, os usuários também poderão aproveitar os novos aplicativos que não serão mais disponibilizados para o sistema.