Em recente polêmica envolvendo o aplicativo de mensagens WhatsApp, a suspeita de espionagem pelo microfone de usuários veio à tona após um engenheiro do Twitter relatar, no dia 11 de maio, que o aplicativo estava acessando constantemente o microfone mesmo quando o smartphone não estava sendo utilizado. O episódio gerou desconfiança e alarme entre os usuários do aplicativo, que questionaram a segurança e privacidade de suas conversas.

WhatsApp espião? Foto de Rachit Tank na Unsplash
WhatsApp espião? Foto de Rachit Tank na Unsplash

No entanto, foi comprovado que o problema não estava no WhatsApp, e sim em um bug no sistema Android. Após a afirmação do engenheiro, a equipe do WhatsApp e a equipe do Android começaram a investigar a situação e encontrar a origem do problema. A colaboração entre as empresas visava esclarecer o ocorrido e assegurar aos usuários que suas informações estavam protegidas.

A investigação culminou com a confirmação, através do Twitter oficial do Android, de que o problema estava de fato no sistema operacional e não no aplicativo em si. No dia 20 de junho, o perfil oficial do Android publicou o seguinte tweet:

Diante disso, ficou evidente que a suposta espionagem pelo microfone não estava relacionada ao WhatsApp, mas sim a um bug presente no sistema Android. Conforme o tweet acima, basta atualizar o app do WhatsApp que não vai mais acontecer esse número de requisições de uso de microfone.

Em meio a tantas discussões sobre a proteção de dados e informações pessoais, é importante que os usuários estejam sempre atentos às atualizações de segurança de seus dispositivos e aplicativos. Separamos uma dica para vocês: Como enviar WhatsApp sem o contato no celular.