O WhatsApp GB nada mais é do que um aplicativo não oficial criado por desenvolvedores desconhecidos. Em suma, o app disponibiliza recursos que a versão original não tem. Embora seja um clone, o GBWhatsApp usa o protocolo do WhatsApp verdadeiro. Ou seja, você deve ter uma conta no app verdadeiro para poder usar o app não oficial.

O app tem apenas versão para Android e o arquivo APK deve ser baixado diretamente do site do fornecedor. Isso faz com que o app se configure como um risco, pois não se sabe a procedência do mesmo. Além disso, a Play Store não possibilita a inclusão de apps que tentam se passar por outros. Sendo assim, você não vai achar o WhatsApp GB na loja do Google.

Há pouco tempo, o WhatsApp verdadeiro resolveu banir as contas de usuários que usam apps não oficiais para se conectar. De acordo com os Termos de Uso, o programa pode tomar essa decisão, quando constatar alguma irregularidade nas regras.

"Podemos tomar medidas em relação à sua conta, inclusive desativá-la ou suspendê-la, se você violar os direitos de propriedade intelectual de terceiros de forma clara, grave ou recorrente, ou quando formos obrigados a fazê-lo por motivos legais."

Assim, é possível dizer que o WhatsApp GB é um tipo de clone pirata da plataforma de mensagens criada pela Meta. Ademais, o programa não tem a autorização de funcionamento nem ferramentas de segurança, como a criptografia de ponta a ponta ou backup protegido.

Quais as diferenças entre o WhatsApp oficial e uma versão modificada?

Em suma, o aplicativo se conecta em uma conta de WhatsApp, e oferta diversas funções extras, que o aplicativo original não oferece.

Por exemplo: a versão GB permite o agendamento de mensagens, bem como esconder o status online, por meio do modo "não perturbe".

Além disso, a versão GB disponibiliza temas customizados, assim como a possibilidade de conectar dois ou mais números telefones em um único aparelho.

Quais os riscos de utilizar o WhatsApp GB?

Aplicativos como esses, geralmente usam servidores próprios para intermediar a troca de comunicações. E é ai que está o problema: o aplicativo não oficial não tem criptografia.

Sendo assim, as mensagens podem ser interceptadas quando passam por esses datas centers. Logo, isso deixa a mostra as fotos, os vídeos, as senhas, as conversas, os contatos e as interações em grupos.

Inclusive, o grande risco é esse: se você usar o WhatsApp GB para compartilhar dados sensíveis, tais como os números de cartão de crédito ou informações pessoais, pode arranjar um grande problema no futuro. É dito isso, pois esses dados podem vazar, e cair nas mãos de criminosos.

Ademais, vale ressaltar que o WhatsApp GB não é o único aplicativo não oficial do mensageiro. Outras versões piratas bem conhecidas são:

  • WhatsApp Plus;
  • WhatsApp Aero;
  • WhatsApp Transparente;
  • WhatsApp 2;
  • WhatsApp NS.

    Como recuperar conta banida no WhatsApp?

    De acordo com a página de ajuda do WhatsApp, quem ganhar a mensagem de "temporariamente banido" ainda pode recuperar a sua conta. Para isso, e necessário aguardar o fim do tempo de banimento. E assim, que o banimento acabar, você deve, obrigatoriamente, usar a versão oficial do aplicativo.

    Por outro lado, se a pessoa seguir usando aplicativos não oficiais do WhatsApp, o app oficial pode banir definitivamente a conta. E assim, para voltar a acessar a plataforma, é necessário comprar um novo número de telefone.

    Ademais, vale ressaltar que as fotos, vídeos e demais conteúdos podem ser baixados por meio de backup e migrados do app falso para o verdadeiro.

    Vale lembrar que fotos, vídeos e outros conteúdos podem ser baixados via backup e migrados do app falso para o verdadeiro. Abaixo, confira como fazer essa transferência de forma segura:

    1. Abra o WhatsApp GB;
    2. Em seguida, abra Mais opções > Conversas > Backup de conversas e inicie a transferência;
    3. Logo após, no seu celular, acesse as Configurações;
    4. Depois disso, vá em Armazenamento;
    5. Posterior a isso, entre em Arquivos;
    6. Em seguida, encontre a pasta do WhatsApp GB, pressione e segure para selecioná-la;
    7. Depois disso, no canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para WhatsApp;
    8. Logo após, baixe o app oficial do WhatsApp;
    9. Ademais, verifique o seu número de telefone;
    10. Por fim, vai surgir uma tela que informará sobre um backup encontrado. Sendo assim, toque em Restaurar > Próximo.

    Pronto. O WhatsApp vai carregar as conversas existentes e gravadas no aparelho.

    O que o app verdadeiro fala sobre isso?

    Em suma, a comunicação da Meta afirma que não há nenhuma outra versão oficial do aplicativo, a não ser o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business. Ambas as opções estão disponíveis nas lojas de aplicativos de Google e Apple.

    Além disso, o WhatsApp tem uma versão Web, que é acessível pelo navegador. Ou ainda, há uma disponível para o Windows. Porém, as duas versões são variantes do WhatsApp original.

    Em comunicado, o WhatsApp oficial afirma que:

    "Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos termos de serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles".

    Por fim, lembre-se do seguinte: se o aplicativo não está na loja oficial do seu aparelho, a recomendação é não usar o mesmo.