Ninguém merece ficar com o celular lotado de fotos e gifs de bom dia, boa tarde, boa noite, não é mesmo? E as correntes de vídeos? Basta ficar uma semana no grupo da família que a galeria já vai estar lotada. No desempenho, você pode ter certeza de que o celular vai ficar bem mais lento com a memória cheia. É um problema não só para o celular, mas também para a organização pessoal, já que na hora de encontrar aquela foto memorável que te enviaram, vai ter que ultrapassar um mar de spam.

Obrigado pelas dezenas de fotos, vídeos e gifs encaminhadas!
Obrigado pelas centenas de fotos, vídeos e gifs encaminhadas, tia!

Esse é um problema que afeta todos os celulares, os baratos e caros. A diferença é que, se o seu celular tiver pouca capacidade de armazenamento (32GB, por exemplo), vai ficar lotado mais rápido que um modelo com maior capacidade. É até possível resolver o problema temporariamente adicionando memória extra no celular, mas é apenas questão de tempo, uma hora ou outra ele vai ficar lotado.

A melhor forma de combater isso é impedindo o download automático das mídias recebidas pelo Whatsapp. É bem fácil, veja só:

No Android:

1. Abra o WhatsApp e pressione aqueles três pontinhos que ficam no canto superior direito da tela. Depois, clique em Configurações;

Aplicativo Whatsapp - Android
Aplicativo Whatsapp - Android

3. Vamos em Armazenamento e dados. Aqui temos três categorias e você escolhe como o celular irá agir em cada situação:

a) Ao utilizar dados móveis: aqui é quando o celular não está conectado a nenhuma rede Wi-Fi - usando os dados móveis de sua operadora. Eu recomendo deixar todos desmarcados para evitar gastos desnecessários.

b) Ao utilizar o Wi-Fi: já que no Brasil nós não pagamos por quanto usamos a rede de internet local, eu recomendo deixar documentos e audios para baixar automaticamente. Documentos geralmente são importantes e você iria baixá-los de qualquer forma, e baixar audios automaticamente é vital para ter uma conversa fluida com o outro usuário.

c) Em roaming: aqui é quando o seu celular está usando o código DDD diferente do chip da sua operadora. Tome cuidado com as tarifas de dados em roaming, recomendo que deixe tudo desativado aqui

Aplicativo WhatsApp - Android
Aplicativo WhatsApp - Android

4.No final, ficará assim:

.
Aplicativo Whatsapp - Android

No IOS:

Infelizmente vamos ficar devendo as imagens ilustrativas para essa parte do tutorial, mas você não deve ter dificuldades se seguir com bastante atenção. É bem parecido com o de Android, olha só:

No IOS, você abre o Whatsapp, vai no canto inferior direito da tela e clica em Ajustes e em Uso de Dados e Armazenamento, da mesma forma em que fizemos no Android. Desmarque Imagens, Documentos, Vídeos, etc. Pronto!

Agora, se estiver procurando uma forma de fazer com que as fotos parem de ir para o rolo da câmera, ao invés de Uso de Dados e Armazenamento, clique em Conversas e desmarque a opção Salvar no Rolo da Camêra.

Precisa liberar a memória do celular mas tem dúvidas de como fazer isso: O Adalton separou várias aqui 5 dicas para te ajudar!