Conectar ao WhatsApp Web é uma tarefa fácil, agora com a opção de conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, seja celular ou computador, se tornou mais fácil trocar mensagens e arquivos entre os dispositivos. A conexão do computador facilita muito o uso sem a necessidade do celular por perto.

Depois de uma atualização existem duas formas de conectar ao WhatsApp Web ou desktop, uma delas é a tradicional usando QRCode e agora a novidade é usar o número de celular. Veja abaixo como fazer das duas formas.

Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop

Tempo necessário: 3 minutos

Aprenda a escanear o QR Code do WhatsApp Web ou Desktop e entrar pelo computador.

  1. Entre no site do WhatsApp Web: Para entrar na versão Web do "Whats" só é necessário ir para o endereço https://web.whatsapp.com/, ao entrar no mesmo a tela que apareçerá será extremamente semelhante - se não for igual - ao da imagem abaixo.

    Passo 1 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop
  2. Como escanear o código QR? Depois que você já estiver conectado ao endereço que lhe mostramos logo acima, é necessário entrar no aplicativo em seu celular.

    - No iPhone vá nas Configurações do WhatsApp, botão de engrenagem, localizado no canto inferior direito.
    - No Android, clique nos três pontinhos (MENU), localizado na área superior direita.

    Passo 2 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop
  3. Em ambos os dispositivos, procure pelo menu APARELHOS CONECTADOS.

    Passo 3 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop
  4. Ao pressionar esse botão Aparelhos conectados, você será direcionado a tela onde mostram todos os dispositivos que estão conectados a sua conta do WhatsApp, ali você pode conectar um novo, apenas clicando no botão Conectar um Aparelho, ou então pode remover os computadores que já estão conectados, pressionando sobre cada um deles.

    Passo 4 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop
  5. Ao clicar nesta opção, a câmera do seu aparelho deve ser ativa e o aplicativo irá pedir para você escanear o código QR, que é parecido com um código de barras porém em um formato diferente (quadrado). Este código está na página do WhatsApp Web que você viu um pouco antes no tutorial.

    Caso o aplicativo peça permissão para acessar sua câmera não é problema, basta permitir o acesso e seguir o passo citado acima.

    Passo 5 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop
  6. Pronto, você está conectado ao WhatsApp Web: Após abrir a câmera basta apontar a mesma para o código que está aparecendo em sua e pronto! A sua lista de conversas já deve carregar normalmente em seu computador e você já está pronto para o uso do mesmo.

    Passo 6 de: Como entrar no WhatsApp Web ou Desktop

WhatsApp Web: Entrar com o número de celular

Tempo necessário: 3 minutos

O WhatsApp atualizou a forma de conectar no WhatsApp Web ou Desktop, agora você pode entrar com o número de telefone e não precisa mais escanear o QR CODE. Veja como funciona.

  1. O primeiro passo é acessar a página do WhatsApp Web, para isso entre e web.whatsapp.com

    Passo 1 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  2. O segundo passo é digitar o número do seu celular que tem a conta WhatsApp ativa. Escolha antes o país, se já não estiver escolhido. 

    Passo 2 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  3. A tela seguinte será o passo onde o WhatsApp vai validar a conta e gerar um código. Esse código será digitado no celular. Então agora pegue o seu celular. 

    Passo 3 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  4. No celular, seja no Android ou iPhone, entre no menu de configurações. Na imagem abaixo tem onde encontrar. No iPhone é o botão de configurações. No Android, clique sobre os três pontinhos, na área superior direita, então clique sobre Configurações

    Passo 4 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  5. Nas configurações, em ambos os sistemas procure pela opção Aparelhos Conectados, então clique sobre esse botão.

    Passo 5 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  6. Agora chegou a hora de você digitar o código que está aparecendo no seu computador. Ao terminar, o computador começará a conectar, aguarde até que termine. 

    Passo 6 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular
  7. Depois de conectado, no celular você precisa dar um nome ao dispositivo, assim fica mais fácil de encontrar ele depois nos Aparelhos Conectados. Então nomeie e finalize. Pronto, agora você conectou sem precisar ler o QRCode.

    Passo 7 de: WhatsApp Web: Entrar com o número de celular

Assista esse tutorial em vídeo:

Como desconectar do WhatsApp Web?

Para desconectar o WhatsApp Web, você precisará fazer o seguinte:

  1. Abra o WhatsApp no seu celular.
  2. Toque no ícone de três pontos (menu) no canto superior direito da tela, ou em Configurações no iPhone.
  3. Selecione o item "Aparelhos Conectados";
  4. Escolha o dispositivo conectado e clique nele;
  5. Aperte no botão Desconectar;
  6. Confirme a ação, e a conexão será desconectada.