Atendendo um desejo antigo de muitos usuários, o WhatsApp adicionou uma nova função ao seu aplicativo. Conforme antecipado pelo próprio Oficina da Net, a função de "Múltiplos Aparelhos" já estava sendo testada pelos usuários do WhatsApp Beta, e no ano passado finalmente foi liberado para todos os usuários. O recurso permite utilizar uma mesma conta em diferentes dispositivos, sem depender do celular conectado à internet.

Como conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes?

Tempo necessário: 3 minutos

Como conectar o WhatsApp em 2 ou mais celulares ao mesmo tempo. Funciona para Android com iPhone ou vice-versa, Android com Android e iPhone com iPhone.

  1. O primeiro passo, você vai chegar a esse ponto, de colocar o número, não faça isso. Aperte nos três pontinhos no canto direito superior, vai abrir a guia, então clique sobre o botão Conectar a uma conta existente.

    Passo 1 de: Como conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes?
  2. O segundo passo, vai abrir o QR CODE no celular novo. Esse QR Code precisa ser lido pelo celular antigo, onde o WhatsApp já está conectado. 

    Passo 2 de: Como conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes?
  3. O terceiro passo é pegar o celular já conectado e ler o QR Code. Se for no iPhone, vá na guia de Configurações abaixo a direita, no Android os três pontinhos no canto superior direito, depois no botão Configurações

    Logo após pressione o botão Aparelhos Conectados, tanto no Android quanto no iOS. 

    Passo 3 de: Como conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes?
  4. O quarto passo continua a leitura do QR Code, basta pressionar o botão Conectar um aparelho, nesse momento o WhatsApp vai abrir a câmera, então aponte ela para o QR Code do celular novo e aguarda o aplicativo fazer a configuração. Feito isso, o celular estará conectado.

    Passo 4 de: Como conectar o WhatsApp em dois celulares diferentes?

O que é o recurso "Múltiplos Aparelhos" do WhatsApp?

O recurso de "Múltiplos Aparelhos" está disponível para todos os usuários da plataforma, seja para quem possui um smartphone Android ou iOS. Dentre as muitas vantagens, esta nova função veio para resolver um problema antigo. Não é mais necessário estar com o telefone conectado à internet para se logar no WhatsApp Web ou na versão para Desktop.

Descrição do recuso WhatsApp para computador (Beta). (Imagem: Oficina da Net)
Descrição do recuso WhatsApp para computador (Beta). (Imagem: Oficina da Net)

O recurso permite utilizar a mesma conta em até quatro dispositivos de maneira autônoma, mantendo a sincronização entre os aparelhos conectados para as mensagens que são enviadas ou recebidas no aplicativo, assim como já acontece quando acessado via app no smartphone e na versão Web simultaneamente.

Entretanto, embora não exija a necessidade do celular estar conectado à internet, para gerenciar os dispositivos conectados, ainda é necessário o uso do celular para fazer a primeira configuração, onde aparece a opção "Aparelhos Conectados".

Como ativar os "Múltiplos Aparelhos" no WhatsApp?

Inicialmente, para utilizar o recurso de Múltiplos Aparelhos era necessário ser inscrito no programa beta do WhatsApp. Quem não possuía o WhatsApp Beta, ao conectar o celular com o computador ficava refém de usá-lo sempre com uma conexão ativa com a internet. Quando não existia internet ativa no celular, o WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop no PC não funcionava.

Com a chegada do recurso de Múltiplos Aparelhos, você pode aproveitar a mesma exeriência do WhatsApp em dispositivos diferentes e sem que ele depende de cada um deles. E o melhor, o passo a passo é muito simples:

Passo a passo

1. Abra o WhasApp, vá em nos três pontinhos e toque em "Aparelhos conectados";

2. Toque na opção "Conectar um aparelho" e insira sua credenciais, seja a digital ou o PIN;

3. Depois de autorizar a conexão, será aberta a câmera do seu celular. Abra o WhatsApp Web (https://web.whatsapp.com/) e mire o seu celular para o QR Code que é exibido na tela do PC.

Vá em Aparelhos Conectados e depois em Conectar um aparelho
Vá em Aparelhos Conectados e depois em Conectar um aparelho

Prontinho! Agora você já pode usar a mesma conta de WhatsApp em múltiplos aparelhos e mesmo que o seu celular fique sem internet ou sem bateria o WhatsApp continuará funcionando nos outros dispositivos autorizados. Se desejar conectar mais de um aparelho, basta repetir o processo, mas lembre-se que o limite é de quatro dispositivos.

Bugs corrigidos

Logo nas primeiras vezes que utlizamos a função de Múltiplos Aparelhos no WhatsApp, identificamos alguns bugs e problemas. Por exemplo, os grupos em que só tinha uma pessoa como participante não apareciam nesse segundo dispositivo e não era possível fixar nenhuma conversa. Felizmente, hoje já é possível utilizar todos os recursos comumente encontrados no WhatsApp sem bug algum.