O WhatsApp começa a ganhar um recurso que irá facilitar a transferência de mensagens e arquivos grandes de um celular para o outro. A ferramenta utiliza um QR Code para permitir que o usuário transfira dados de forma mais rápida e fácil. O mais interessante é que para realizar esse processo, não é necessário utilizar os dados de backup na nuvem do WhatsApp.

WhatsApp ganha recurso capaz de transferir conversas sem backup

Nova forma de transferência de conversas (bate-papos) e arquivos do WhtsApp entre smartphones é lançada. Fonte: WhatsApp
Nova forma de transferência de conversas (bate-papos) e arquivos do WhtsApp entre smartphones é lançada. Fonte: WhatsApp

De acordo com o site TechCrunch, o novo recurso de transferência de dados entre dois smartphones com WhatsApp necessita que os dois aparelhos estejam conectados a uma mesma rede Wi-Fi. Para iniciar o processo, o usuário deverá acessar em seu celular antigo as configurações do aplicativo, selecionar "Conversas" e tocar em "Transferência de conversa". Ao fazer isso, será criado um QR Code para que você a câmera do telefone novo escaneie e inicie a transferência de mensagens e arquivos anexados que estão armazenados no aplicativo.

É importante mencionar que, assim como o envio de conversas utiliza criptografia de ponta a ponta, os dados enviados através do recurso de transferência de dados via leitura de QR code são criptografados. Desta forma, não há como a Meta acessar os seus dados ao transferi-los do celular antigo para o novo.

Há um porém

Infelizmente, o recurso de transferência de dados entre celulares através de um QR code só irá funcionar caso os dois celulares utilizem o mesmo sistema operacional. Ou seja, só será possível transferir dados de um iPhone se for para outro iPhone ou de um smartphone Android para outro celular Android.

Lançamento e disponibilidade

Não há ainda uma data para o lançamento do novo recurso. Entretanto, a funcionalidade já está sendo disponibilizada para a versão beta do WhatsApp no Android e no iOS.