Quem utiliza o WhatsApp pode finalmente comemorar a chegada da funcionalidade de transferência do histórico dos chats entre diferentes sistemas operacionais mobile. Foi anunciado hoje pela empresa que a funcionalidade deverá em breve estar disponível para usuários do Android e do iOS.

Já havia um certo tempo que rumores sobre a novidade mencionaram que a nova ferramenta estaria para chegar, porém não se sabia ainda quais dispositivos iriam suportar a funcionalidade inicialmente ou quando ela seria disponibilizada. Essa possibilidade de transferência de dados já existe em dispositivos da Samsung e chama-se Smart Switch. Agora, além de transferir normalmente informações básicas do celular, a aplicação irá migrar os dados do histórico de conversas do WhatsApp entre diferentes sistemas operacionais.

Durante o evento da Samsung, o Galaxy Unpacked, o WhatsApp demonstrou o funcionamento da nova ferramenta, além de declarar que nas próximas semanas os celulares dobráveis da sul-coreana já estariam recebendo o recurso. A novidade será implementada de forma mais ampla no Android posteriormente, porém no caso do Android o WhatsApp não mencionou quando a função chegaria.

WhatsApp agora transfere o histórico de mensagens entre Android e iOS

Como funciona

Para transferir os dados das conversas do WhatsApp entre celulares com diferentes sistemas operacionais, será necessário conectar os dois aparelhos através de um cabo USB-C para lightning. Feito isso, o celular irá solicitar que o usuário faça a leitura de um QR Code utilizando o smartphone antigo. Para concluir o processo, basta se conectar ao WhatsApp no novo dispositivo para que ocorra a importação de mensagens.

Criação de ferramenta não era essencial

O desenvolvimento da função de transferência de mensagens entre dispositivos não é algo essencial de acordo com o WhatsApp, pois os dados do serviço são criptografados de ponta a ponta por padrão, além de serem armazenados nos dispositivos dos usuários. Para criar a nova ferramenta, o aplicativo de mensagens instantâneas foi obrigado a realizar um trabalho conjunto com os desenvolvedores dos sistemas operacionais (Google e Apple) para fazer o processo de forma segura.

O que achou da novidade? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!