O WhatsApp finalmente lançou para todos os usuários a função de fotos e vídeos que somem depois de vistos. Anunciada pela plataforma nesta terça-feira (3), a novidade já está sendo disponibilizada aos poucos para os usuários e deve chegar a todos até o final desta semana. O objetivo da função é oferecer mais segurança e privacidade ao compartilhar arquivos de mídia - fotos e vídeos - especialmente os de conteúdos sensíveis, como os famosos nudes. Veja o que está envolvido nesta nova função do WhatsApp.

WhatsApp libera função de fotos e vídeos que somem

A partir de agora, todos os usuários que atualizarem o aplicativo para a versão 2.21.16.7 visualizarão um ícone com o número "1", localizado na barra de texto do mensageiro, indicando que a visualização será única. Para visualizar esta função, é necessário escolher um arquivo multimídia para ser enviado no aplicativo, seja fotos ou vídeo, e ativar a função de visualização única, seja para grupos ou chats privados.

Ao escolher a imagem, basta tocar no ícone com o número 1 que fica localizado no fim da barra de digitação. (Imagem: Oficina da Net)
Ao escolher a imagem, basta tocar no ícone com o "número 1" que fica localizado no fim da barra de digitação. (Imagem: Oficina da Net)

Ao receber uma mensagem com a função de visualização única ativada, o usuário não pode encaminhá-la para outros usuários, salvar ou favoritar. Contudo, cabe lembrar que o destinatário pode salvar esse conteúdo de outras formas convencionais, como ao tirar um print ou realizar gravações de tela, por exemplo. Além disso, o usuário que encaminhou a mensagem não será notificado, caso o destinatário drible a função de visualização única.

Como o recurso funciona?

As mídias enviadas com a função de visualização única ativada não ficam salvas na galeria do destinatário, e nem podem ser visualizadas uma segunda vez. Assim que o destinatário abrir a mídia, o arquivo será destruído e uma notificação será enviada para o remetente, dizendo que o arquivo já foi aberto e retirado da conversa.

Em tese, o recurso se resume ao seguintes fatores;

  • As mídias não poderão ser visualizadas uma segunda vez;
  • Será preciso selecionar a função sempre que for mandar uma mídia de visualização única;
  • Mesmo que a confirmação de leitura estiver desativada no aparelho do destinatário, uma notificação será enviada para o remetente;
  • Caso a mídia enviada não seja aberta em até 14 dias, o arquivo será deletado.

Além disso, a rede social esclarece que os arquivos poderão ser restaurados em backup se - e somente se - não tiverem sido abertos antes da realização do backup. Em caso contrário, o arquivo será deletado. Também vale ressaltar que devido ao sistema de criptografia de ponta a ponta do WhatsApp, tais arquivos "podem permanecer nos servidores do mensageiro por algumas semanas após o envio".