Uma nova função deve chegar ao WhatsApp em breve. Durante essa pandemia, o mensageiro verde se tornou um grande aliado para manter a comunicação, e principalmente para com os funcionários das empresas que adotaram medidas para que o trabalho continuasse em Home Office.

O "Modo Férias" deve chegar em breve numa atualização do WhatsApp, e a função vai permitir arquivar e ocultar de vez as mensagens de um grupo por tempo indeterminado.

Atualmente, o mensageiro já dispõe de um recurso para arquivar conversas, no entanto, essas conversas ficam numa espécie de limbo e assim que uma mensagem desse chat arquivado é enviada, a conversa automaticamente sai do arquivo e fica visível novamente na tela inicial do aplicativo.

Com a chegada do Modo Férias, você poderá ocultar toda conversa que acontece no grupo durante aquele mês que você estiver de férias por exemplo, afim de se desligar de tudo que acontece na empresa.

Uma prévia do Modo Férias mostra a aba Arquivadas com a seguinte frase: Mova as conversas que você deseja manter no mudo para cá
Uma prévia do Modo Férias mostra a aba Arquivadas com a seguinte frase: "Mova as conversas que você deseja manter no mudo para cá"

A página do WABetaInfo divulgou informações de que essa função já está em desenvolvimento e que a integração desse recurso deve causar algumas mudanças na interface do mensageiro.

Pelo que parece, a partir de agora o WhatsApp deve destacar as conversas arquivadas na aba de Chats, tornando a opção mais acessível ao publico. Daí você poderá mover as conversas que desejar arquivar direto para essa opção na tela inicial, e assim todas as conversas ficarão "mudas" automaticamente.

Uma opção parecida é a de "Silenciar conversas", porém mesmo silenciadas, as conversas continuam indo para o topo da tela inicial do app sempre que alguém envia uma mensagem. Já nessa nova função, as mensagens realmente ficarão escondidas.

Lançamento

O nome "Modo Férias" não é oficial, ele é apenas auto explicativo para o conceito dessa nova atualização. Ele foi descoberto na versão 2.20.199.8 do WhatsApp Beta para o Android, mas também está em desenvolvimento para o iOS.

Ainda não há previsão para o lançamento do recurso na plataforma.