Foi anunciado pelos desenvolvedores do WhatsApp no início desta semana que o aplicativo irá ter sua ferramenta de gerenciamento de armazenamento de dados totalmente redesenhada. Depois deste aprimoramento, ficará mais fácil para os usuários localizar e excluir arquivos que não são importantes.

A ferramenta atual está localizada em "Configurações" > "Uso de dados e armazenamento" > "Uso de dados" e classifica todos os seus chats informando o espaço que cada um ocupa, assim como o número de mensagens, fotos, GIFs e vídeos. Já a nova ferramenta, oferece miniaturas do conteúdo que pode ou não ser excluído, além de dividir pode categoriais como, por exemplo "encaminhado muitas vezes" e "maior que 5MB".

Nova interface de gerenciamento de arquivos no aplicativo WhatsApp. Fonte: WhatsApp
Nova interface de gerenciamento de arquivos no aplicativo WhatsApp. Fonte: WhatsApp

Com os novos filtros implementados pelo WhatsApp e as miniaturas dos conteúdos armazenados no app, a limpeza de arquivos advindos através da plataforma de mensagens ficará muito mais fácil. Confira abaixo o vídeo de anúncio da ferramenta redesenhada:

A nova funcionalidade é provavelmente uma das mais pedidas pelos usuários, pois a quantidade de arquivos baixados no WhatsApp chega a ocupar dezenas de gigabytes de espaço nos smartphones. Talvez com esta nova forma de gerenciar o conteúdo gerado pelo aplicativo, será mais rápido de realizar uma limpeza geral nos dados armazenados no celular.

Lançamento e disponibilidade

De acordo com os desenvolvedores do WhatsApp, a novidade irá chegar ainda esta semana para todos os usuários do aplicativo. Aguarde!

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!